Denominado de XH1000, o veículo em forma de peixe, criado por pesquisadores da Universidade de Engenharia de Harbin, concluiu em setembro suas operações de detecção de ambiente sob o gelo próximo do mar de Chukchi, no oceano Ártico.
Durante sua expedição, o veículo transmitiu diversos dados, incluindo a temperatura da água no oceano, salinidade e níveis de pH.
XH1000, a China-developed autonomous #underwater vehicle (AUV), has obtained abundant data as it explored 7,000 sqm beneath the #Arctic ice during China’s latest expedition. Data incl. ocean temperature, salinity & pH levels could help further study the impact of climate change. pic.twitter.com/LYG2IxntSL
— People’s Daily, China (@PDChina) October 9, 2023
O XH1000, um veículo autônomo subaquático desenvolvido pela China, obteve dados abundantes ao explorar 7.000 metros quadrados sob o gelo Ártico durante a última expedição da China. Os dados incluem temperatura, salinidade e níveis de pH do oceano que poderão ajudar em estudos futuros para compreender o impacto da mudança climática.
De acordo com a agência de notícias Xinhua, os dados coletados pelo veículo chinês ajudarão a compreender os processos de mudança do gelo marítimo e dos oceanos na região, fornecendo dados de apoio para lidar de maneira eficaz com o impacto da mudança climática global na China.
O veículo robótico viajou quase 28 mil quilômetros antes de retornar a Xangai em 27 de setembro.
Fonte: sputniknewsbrasil