A Federação Internacional de Automobilismo (FIA) confirmou que as equipes e pilotos da F1 serão obrigados a realizar no mínimo três pit stops durante o Grande Prêmio do Catar. Essa decisão surge após a Pirelli ter identificado problemas nos pneus após as sessões de treino livre e qualificação na sexta-feira.
A análise da Pirelli revelou que os pneus, que haviam sido usados por cerca de 20 voltas, apresentavam sinais de “separação na lateral entre o composto de cobertura e os cabos da carcaça”. Esse problema aumenta o risco de explosões para pneus que ultrapassam essa duração de percurso.
Em resposta, foram feitas alterações nos limites de pista nas Curvas 12 e 13. Acredita-se que a questão estava relacionada a uma “interferência de alta frequência” entre a lateral do pneu e as zebras “pirâmide” de 50 mm usadas no circuito. Nikolas Tombazis, Diretor de Monopostos da FIA, enfatizou que essas zebras, sancionadas pela FIA, não eram a causa do problema.
Regulamentação dos Pit Stops
Após uma análise mais aprofundada dos pneus utilizados na Sprint de 19 voltas no sábado, que teve três intervenções do Safety Car, determinou-se que os pilotos só poderão rodar em períodos máximos de 18 voltas durante o Grande Prêmio do Catar. Caso contrário, serão desqualificados do evento.
Embora a diretriz não especifique explicitamente três pit stops obrigatórios, a distância da corrida de 57 voltas, dividida em períodos máximos de 18 voltas, resultará automaticamente em um mínimo de três paradas.
O comunicado oficial informou: “Devido à frequência de intervenções do Safety Car na Sprint de ontem, os dados dos pneus disponíveis para análise pela Pirelli foram insuficientes. Em alguns casos, os pneus que foram analisados da Sprint mostraram o início da separação na lateral.”
A FIA e a Pirelli implementarão as seguintes medidas para o Grande Prêmio do Catar:
– Será imposta uma vida útil máxima obrigatória de 18 voltas por conjunto de pneus.
– A vida útil dos pneus já utilizados será levada em consideração.
– Ambas as entidades comunicarão às equipes as voltas restantes disponíveis para cada conjunto de pneus usados à disposição para a corrida.
– Não há uma diretriz direta para pelo menos três trocas de pneus durante a corrida, mas esta será uma consequência das diretrizes acima.
Essas medidas buscam garantir a segurança dos pilotos e das equipes durante a corrida, enquanto a FIA e a Pirelli continuam a monitorar a situação dos pneus. O Grande Prêmio do Catar promete ser uma corrida estratégica, onde a gestão de pneus será crucial para o resultado final.
Fonte: f1mania