Cientistas do Reino Unido afirmam que pacientes infectados com o vírus monkeypox, da varíola dos macacos, podem desenvolver inflamações no cérebro após se recuperarem da doença. A condição provoca confusões mentais e, até mesmo, convulsões. O estudo foi publicado na revista The Lancet nessa quinta-feira (8/9).
De acordo com os cientistas da University College London, a presença de encefalite (inflamação no cérebro) nos pacientes afetados pela varíola dos macacos foi identificada em casos suficientes para ser considerada como uma “preocupação bem justificada” de saúde. Os pesquisadores analisaram o histórico médico de 1,5 mil pacientes infectados pela varíola dos macacos e as complicações cerebrais ocorrem em cerca de 3% dos casos.
“Achamos complicações neurológicas severas como encefalite e convulsões; embora sejam raras, nós percebemos que elas ocorrem com maior frequência em pacientes que contraíram monkeypox (do que entre a população geral), o que é preocupante”, apontou o médico Jonathan Rogers, principal autor do estudo, em nota de divulgação sobre a pesquisa.
O grupo de pesquisadores também listou dores musculares, fadiga, dor de cabeça, ansiedade e depressão como sintomas comuns nos indivíduos acometidos pela varíola dos macacos.
0
Segundo os cientistas, entre os pacientes analisados, 2,7% tiveram pelo menos um episódio de convulsão, 2,4% apresentaram confusão mental e 2% desenvolveram encefalite, que pode levar à paralisia muscular, dificuldades na fala e audição e episódios de epilepsia.
Receba notícias do Metrópoles no seu Telegram e fique por dentro de tudo! Basta acessar o canal: https://t.me/metropolesurgente.