Pentágono chama de ‘lamentável’ o incidente com drone turco na Síria que foi derrubado pelos EUA


O incidente ocorreu perto da cidade de Al-Hasakah no nordeste da Síria – uma parte do país controlada pelas forças turcas e grupos militantes curdos apoiados pelos EUA, que são forças rivais entre si.
De acordo com o porta-voz do Pentágono, brigadeiro-general Pat Ryder, o drone turco estava realizando ataques aéreos contra as forças curdas quando se aproximou de uma base dos EUA que abriga cerca de 900 soldados.

Ryder disse aos jornalistas que isso foi “um incidente lamentável, mas não temos nenhuma indicação de que a Turquia estava visando intencionalmente as forças dos EUA”, acrescentando que os drones turcos estavam “conduzindo ataques aéreos dentro de uma zona declarada de operação restrita”. Ele observou que ninguém dos militares dos EUA ficou ferido no incidente.

Um porta-voz das milícias curdas, que se autodenominam Forças Democráticas da Síria (FDS), confirmaram à mídia norte-americana que o drone turco tinha sido abatido, mas acrescentou que “atualmente não possuímos informações suficientes para fornecer mais detalhes”.
Os caças F-16 da Força Aérea participam do desfile militar anual em comemoração ao Dia das Glórias do Exército, tradição nos feriados do Dia da Independência, no Parque O'Higgins, em Santiago, no dia 19 de setembro de 2023 - Sputnik Brasil, 1920, 05.10.2023

Vale destacar que nem as tropas turcas nem as norte-americanas têm permissão do governo sírio em Damasco para permanecer dentro do território da Síria.

Fonte: sputniknewsbrasil

Anteriores Teatro faz descoberta 'verdadeiramente especial' do palco onde se diz que Shakespeare se apresentou
Próxima Corrida eleitoral nos EUA pode levar à diminuição no apoio à Ucrânia, diz mídia