TRE lança projeto de atendimento volante para eleições do ano que vem


A um ano das eleições municipais, que ocorrerão no dia 6 de outubro de 2024, o Tribunal Regional Eleitoral de Santa Catarina (TRE-SC) apresentou nesta quinta-feira (5) o planejamento da instituição pra aprimorar o processo eleitoral em todo o estado.

Segundo o presidente da instituição, o desembargador Alexandre d’Ivanenko, o objetivo é preparar a Justiça Eleitoral para melhor receber a demanda de eleitores, que deve aumentar, em virtude do crescimento da população do estado.

“O eleitor é o principal ator neste processo e, por isso, a nossa atuação estará focada para garantir que seja recebido e orientado da melhor forma”, ressaltou o desembargador.

Neste sentido, o TRE-SC lançou o projeto de atendimento volante “Justiça Eleitoral em Movimento”, que vai levar os serviços da instituição para os locais que não possuem zona eleitoral, para bairros distantes dos cartórios e outros lugares estratégicos. O programa é coordenado pela Corregedoria Regional Eleitoral.

“Nós temos 99 cartórios eleitorais e quase 300 municípios em Santa Catarina. Então, trabalhamos o planejamento para levar atendimento presencial aos municípios mais carentes, mais distantes, para garantir que os eleitores destes locais possam regularizar sua situação eleitoral e estarem aptos para exercer o seu direito do voto”, explicou a secretária da Corregedoria, Renata Fávere.

Um dos objetivos do “Justiça Eleitoral em Movimento” é evitar filas e sobrecarga de trabalho antes do fechamento do cadastro eleitoral, que deve ocorrer em 8 de maio de 2024.

O diretor-geral do TRE-SC, Gonsalo Agostini Ribeiro, destacou que para o ano que vem os municípios contarão com inovações no processo de votação e apuração. Uma delas é a ampliação do uso do aplicativo QRTot.

“Esta solução foi gestada dentro Tribunal Regional Eleitoral de Santa Catarina e nós pretendemos aprimorar e ampliar o acesso dos municípios a esta ferramenta, que possibilita que os cidadãos façam a leitura dos boletins de urna antes da própria Justiça Eleitoral dar a informação daquela Seção Eleitoral e transmiti-la ao cartório, ao TRE e TSE.”

O aplicativo QRTot foi testado fora de época, na eleição comunitária do Conselho Tutelar e no pleito suplementar de Brusque. Na eleição realizada no município este ano, 100% dos votos nominais estavam disponíveis em 34 minutos após o término da votação.

Com informações de Cael Sobral

Fonte: alesc.sc.gov

Anteriores Polícia Civil prende homem por pesca predatória em Porto Alegre do Norte
Próxima Para especialista, Putin direciona discurso para as forças de esquerda do Ocidente e do Sul Global