Desde que anunciou a sua saída do Brasil como fabricante em 2021, a Ford ainda não tinha resolvido uma pendência: o destino de sua fábrica na Bahia, onde fazia a linha Ka e EcoSport até o encerramento das atividades.
Em agosto, a empresa anunciou que devolveria as instalações para o governo da Bahia que repassaria, então, o complexo para a BYD. A fabricante chinesa, por sua vez, anunciou o investimento de R$ 3 bilhões para produzir no Brasil. Nesta quarta-feira (4), a empresa assinou o documento que libera o uso da fábrica pelo governo.
“A Ford e o Governo do Estado da Bahia assinaram, no dia de hoje [quarta-feira, dia 4], o contrato de transação para reversão da fábrica de Camaçari para o Estado da Bahia, permitindo assim a utilização imediata do imóvel pelo estado. Esse contrato segue a legislação estadual existente. Com isso, a Ford e o Governo do Estado da Bahia dão um passo definitivo para a utilização da planta de Camaçari para gerar crescimento econômico e social para a comunidade baiana”, disse a Ford em nota.
Em novembro do ano passado, a BYD assinou um protocolo de intenções com a Bahia que prevê empregar 1.200 pessoas e investir de R$ 3 bilhões na criação de três fábricas: uma para automóveis, outra de caminhões e ônibus e uma última de beneficiamento de lítio (elemento usado nas baterias de elétricos e híbridos).
A empresa tem uma cerimônia marcada para o lançamento da pedra fundamental na próxima segunda-feira (9). Segundo Alexandre Baldy, conselheiro e porta-voz da empresa, outros anúncios de investimentos devem ser feitos durante o evento por parte de fornecedores que pretendem fabricar nas proximidades.
A BYD vai fabricar o SUV híbrido plug-in Song Plus e o hatch elétrico Dolphin. Também fará um centro de desenvolvimento e pesquisa para criar um sistema híbrido a etanol para ser implementado em um carro nacional, talvez o próprio Song Plus. O início da produção está previsto para o último trimestre de 2024.
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Fonte: direitonews