Proposta de revisão da Lei de Zoneamento é protocolada na Câmara


MARCO CALEJO
HOME OFFICE

A Câmara Municipal de São Paulo recebeu da Prefeitura, na noite desta quarta-feira (4/10), o PL (Projeto de Lei) 586/2023. Nele, está a proposta de revisão da Lei de Parcelamento, Uso e Ocupação do Solo – conhecida como a Lei de Zoneamento. A legislação vigente, a Lei n° 16.402, de 22 de março de 2016, será aprimorada para atender demandas urbanísticas e sociais.

O zoneamento da cidade define as normas relacionadas aos espaços da capital, indicando, por exemplo, quais são as áreas residenciais e industriais. A lei do uso e ocupação do solo também determina padrões para a construção civil, estabelecendo medidas como altura, recuos e adensamento populacional.

Além disso, há regras para o desenvolvimento urbano e social. A lei delimita territórios para a produção de HIS (Habitação de Interesse Social) construindo moradias populares, prevê melhorias viárias e a instalação de equipamentos públicos, tais como unidades de saúde e de educação.

A Lei de Zoneamento segue os critérios previstos no PDE (Plano Diretor Estratégico), que passou por revisão na Câmara Municipal de São Paulo no primeiro semestre deste ano. E assim como aconteceu com o aprimoramento do Plano, que foi discutido com a sociedade civil em Audiências Públicas, os ajustes propostos ao uso e ocupação do solo também serão debatidos com a população. O aprimoramento de ambas as legislações está previsto em lei, que determina revisão periódica das normas.

Anteriores Comissão da Alesc participa de 2º Encontro Sul Brasileiro de Doenças Raras
Próxima Repórter da Globo é vítima de assédio durante entrada ao vivo