A Câmara dos Representantes dos EUA destitui na terça-feira (3) o representante Kevin McCarthy (republicano da Califórnia) como presidente da Câmara. A decisão veio depois que uma moção anterior para adiar a votação falhou. Ao final, 216-210 votos, com oito republicanos se juntando aos democratas, decidiram pela remoção de McCarthy. Esta foi a primeira vez que a Câmara Baixa votou pela desocupação do cargo de presidente da Câmara em 113 anos e a primeira vez que teve sucesso.
“É para o benefício deste país que tenhamos um orador melhor do que Kevin McCarthy […]. A razão pela qual ele caiu hoje é porque ninguém confia nele”, disse Matt Gaetz (republicano da Flórida), que convocou a votação contra McCarthy.
Quem dirige a casa agora?
“Na opinião do presidente, antes de proceder à eleição do presidente, seria prudente primeiro fazer um recesso para que o cáucus relevante e suas conferências se reunissem e discutissem o caminho a seguir. Assim, de acordo com a cláusula 12A da Regra Um, o presidente declara a Câmara em recesso, sujeita à chamada do presidente”, disse McHenry na terça-feira, enquanto batia o martelo na mesa.
Quem poderia ser o novo orador?
Jim Jordan (republicano de Ohio), presidente do Judiciário;
O deputado Kevin Hern (republicano de Oklahoma), chefe do Comitê de Estudos Republicano;
Tom Emmer (republicano de Minnesota), o terceiro republicano na Câmara, servindo como líder da maioria;
o representante Garret Graves, (republicano de Los Angeles);
e a presidente da conferência do Partido Republicano, Elise Stefanik, (republicana de Nova York), a mulher republicana de mais alto escalão no Congresso.
.@realDonaldTrump for Speaker 🇺🇸
— Greg Steube (@gregsteube) October 3, 2023
Fonte: sputniknewsbrasil