O administrador Pedro de Assis Silvestre, o Pedrão, foi empossado na tarde desta terça-feira (3) na Assembleia Legislativa de Santa Catarina. Primeiro suplente do PP, ele vai ocupar por 30 dias a cadeira do deputado Altair Silva, que se licenciou do cargo por motivos particulares.
Pedrão prestou juramento e assinou o termo de compromisso e posse logo na abertura da sessão ordinária desta terça. Em pronunciamento, agradeceu familiares, amigos e lideranças políticas pela presença na solenidade e repetiu o lema de sua campanha eleitoral, escrito em um cartaz: “Não vou decepcionar”.
“Será um período de muito empenho, desafio e aprendizado, além de muita luta aguerrida por Santa Catarina”, comentou. “É uma honra muito grande poder decidir o futuro de Santa Catarina, mesmo que seja por 30 dias. Serão 30 dias que quero fazer valer por 30 anos.”
Pedrão se comprometeu a atuar no combate à corrupção e no aumento da transparência na gestão pública. Para isso, vai propor uma política estadual de transparência e governo aberto.
Ele também anunciou a criação de um grupo de trabalho no Legislativo para agilizar a análise de licenças ambientais junto ao Instituto de Meio Ambiente (IMA). “São mais de cinco mil licenças que aguardam apenas um ‘ok’”, disse.
O novo deputado quer se debruçar sobre pautas da Grande Florianópolis, como a implantação do transporte marítimo, a retirada do complexo penitenciário situado na Ilha de Santa Catarina, a ampliação do tratamento de esgoto e a atuação da Casan na Capital. “O mesmo estado que gera emprego e renda e é referência para o Brasil está lá atrás no esgotamento sanitário”, comentou.
Os deputados Mauricio Eskudlark (PL), Pepê Collaço (PP), José Milton Scheffer (PP), Emerson Stein (MDB), Matheus Cadorin (Novo), Sérgio Guimarães (União), Mário Motta (PSD) e Padre Pedro Baldissera (PT) deram boas vindas ao novo parlamentar. “Vossa excelência tem muito a contribuir com o desenvolvimento de Santa Catarina”, resumiu Scheffer.
Natural de Florianópolis, Pedrão tem 36 anos e é formado em Administração Pública pela Esag/Udesc. Foi vereador por dois mandatos na Capital, entre 2013 e 2020. Em 2020, ficou em terceiro lugar na disputa pela Prefeitura de Florianópolis. Nas eleições de 2022, conquistou a primeira suplência do PP na Assembleia, com 27.344 votos.
Agência AL
Fonte: alesc.sc.gov