ONU, OTAN e União Europeia prestam homenagens a rainha Elizabeth II


24673747

Em comunicado, o secretário-geral da Organização das Nações Unidas (ONU), António Guterres, disse que está profundamente triste com a morte da monarca, que, segundo ele, era uma “boa amiga da ONU”.
Estou profundamente triste com o falecimento de Sua Majestade a Rainha Elizabeth II, admirada em todo o mundo por sua liderança e devoção.
Ela era uma boa amiga da ONU e uma presença tranquilizadora ao longo de décadas de mudança.
Sua dedicação inabalável ao longo da vida será lembrada por muito tempo.
O chefe de política externa da União Europeia (UE), Josep Borrell, prestou uma homenagem.
O notável reinado da rainha Elizabeth II supervisionou os principais eventos dos séculos XX e XXI. A UE presta homenagem à sua contribuição única para a construção da paz e da reconciliação
Embora sua perda seja sentida em todo o mundo, nossos pensamentos imediatos estão com sua família e com o povo do Reino Unido
O secretário-geral da Organização do Tratado do Atlântico Norte (OTAN), Jens Stoltenberg, exaltou a “liderança altruísta” da rainha.
Profundamente triste com o falecimento de Sua Majestade a Rainha Elizabeth II. Ao longo de mais de 70 anos, ela exemplificou liderança altruísta e serviço público. Minhas mais profundas condolências à Família Real, aos nossos aliados da OTAN Reino Unido e Canadá e ao povo da Commonwealth.
Com a morte de Elizabeth, o príncipe Charles, aos 73 anos, tornou-se o novo monarca do Reino Unido e dos 14 reinos da comunidade. Ele será chamado de rei Charles III. A primeira-ministra recém-empossada do Reino Unido, Liz Truss, disse que a morte da rainha foi um “grande choque para a nação e para o mundo”.
Segundo um comunicado emitido nesta quinta-feira (8) pelo Palácio de Buckingham, o estado de saúde da rainha britânica preocupou os funcionários de saúde, que a recomendaram ficar sob supervisão médica. Em meio aos relatos sobre o estado de Elizabeth II, todos os quatro filhos da rainha encaminharam-se para o Castelo de Balmoral, a residência dela na Escócia.
Ante os relatos sobre a saúde da monarca, a BBC começou a mudar sua programação. Conforme a emissora nacional, o príncipe Charles esteve com a rainha após ela ter sido colocada sob controle dos médicos.
No âmbito da informação sobre a piora do estado da rainha, pessoas começaram a se juntar perto do Palácio de Buckingham, em Londres.
As preocupações sobre a saúde da rainha da Inglaterra agravaram-se depois que ela adiou, ontem (7), uma reunião virtual do Conselho Privado, o corpo de altos assessores da monarca.
Nascida em Londres, em 1926, Elizabeth Alexandra Mary era filha do rei George VI e da rainha consorte Elizabeth Bowes-Lyon, na época duque e duquesa de York.
Anteriores Polícia Federal deflagra Operação Elo Falso para apurar crimes de parcelamento irregular de solo
Próxima MPF obtém liminar que suspende oferta de cursos por faculdade irregular em Alagoas