Zatlan Ibrahimović completa 42 anos de idade nesta terça-feira (3) e segue a tradição: ele se dá de presente a quinta Ferrari desde 2019. Dessa vez, a escolha foi um Purosangue e o momento foi registrado no seu Instagram com a mesma mensagem dos outros anos: “Feliz aniversário, Zlatan”.
O SUV esportivo tem motor V12 6.5 que entrega 725 cv e 73,1 kgfm. A velocidade máxima é de 310 km/h, a aceleração de 0 a 100 km/h leva 3,3 segundos e até os 200 km/h é necessário 10,6 segundos. O câmbio é de dupla embreagem e oito marchas.
Essa tradição de se presentear começou em 2019, quando completou 38 anos. A lenda do futebol sueco se deu de presente uma Ferrari Monza SP2, quando ainda jogava pelo Los Angeles Galaxy (Estados Unidos). Ao comemorar seus 39 anos de idade, já atuando pelo Milan, se deu um raro Porsche 911 de presente.
Chegando aos 40 anos foi a vez de uma Ferrari SF90 Spider, já aos aos 41 anos o presente veio em dose dupla: ele postou uma foto em seu Instagram com uma montagem envolvendo dois carros da Ferrari: uma metade de Daytona SP3 e outra, uma 812 Competizione A.
Começando pela SP2. O motor é aspirado 6.5 que entrega 810 cv – 10 cv a mais que a 812 Superfast – e brutais 71,3 kgfm. O zero a 100 km/h é feito em apenas 2,9 segundos, o zero a 200 km/h em 7,9 segundos e a velocidade máxima não é divulgada, mas a marca diz que está acima de 300 km/h.
Em 2020 ele foi flagrado dirigindo pelas ruas de Estocolmo, capital da Suécia, com esse conversível. Ele provavelmente só não sabia que iria tomar uma multa de trânsito por dirigir o esportivo sem capacete. Isso porque não há para-brisa e o uso de capacete é obrigatório neste caso.
No ano seguinte foi a vez da SF90 Spider, que é híbrida e capaz de gerar 1.000 cv pela junção do motor V8 3.9 biturbo de 780 cv – o mesmo da F8 Tributo, porém com 60 cv extras – com outros três propulsores elétricos capazes de gerar 220 cv adicionais.
E no ano passado, como já dito, o presente foi em dose dupla. Comecemos pela mais “humilde”, a 812 Competizione A, que é a parte traseira do carro na montagem da foto. O esportivo tem o tradicional V12 6.5 naturalmente aspirado e entrega 830 cv a 9.250 rpm, com câmbio de dupla embreagem e sete marchas. A aceleração de 0 a 100 km/h é feita em 2,9 segundos a e velocidade máxima supera os 340 km/h. Uma evolução da 812 Superfast.
O mais humilde foi pelo preço, que é de 672.500 mil euros, algo em torno de R$ 3,5 milhões na conversão atual. Ao todo, o modelo teve apenas 539 unidades produzidas.
Em 2018, a Ferrari criou uma série de carros chamada Icona, onde os carros são inspirados em modelos da marca italiana que fizeram sucesso no passado. Nessa prateleira para lá de especial estão as raríssimas Monza SP1 e SP2.
Há praticamente dois anos, a família Icona recebeu uma nova integrante: a Daytona SP3, que custa 2 milhões de euros, ou cerca de R$ 10 milhões. E uma das 599 unidades produzidas vai estrelar a garagem do atacante do Milan. No Brasil você até pode até ter uma por R$ 4.600, mas é de Lego.
O superesportivo também tem um motor V12 6.5 aspirado, mas com 10 cv a mais que a 812 Competizione, ou seja, 840 cv. Em termos de números, a Daytona SP3 acelera também acelera de 0 a 100 km/h em apenas 2,8 segundos e alcança velocidade máxima superior a 340 km/h.
A terceira integrante da série Icona é tão cara porque ela é inspirada nos modelos 330 P3/4, que dominaram as pistas de competição na segunda metade da década 1960, mas, obviamente, traz linhas extremamente modernas.
Com a mesma plataforma da La Ferrari, a Daytona SP3 tem um para-choque imponente e faróis de LED parcialmente escamoteáveis. O para-brisas é pequeno e bem inclinado, o que dá um excelente gancho para dizermos que se trata, de acordo com a própria fabricante italiana, do modelo com melhor eficiência aerodinâmica já projetado por ela.
A traseira tem muita personalidade. Além da saída dupla do escapamento e do difusor imponente, chama a atenção as barras vermelhas abaixo do filete da lanterna de LED que corta a traseira da Daytona SP3 de ponta a ponta.
Seja lá qual for a escolha de Ibra para o seu “rolê de aniversário”, ele estará muitíssimo bem servido. Agora é esperar qual ele deve comprar no ano que vem. Façam suas apostas!
Quer ter acesso a conteúdos exclusivos da Autoesporte? É só clicar aqui para acessar a revista digital.
Fonte: direitonews