O Circuito Internacional de Lusail, no Catar, será palco de uma nova iniciativa para controlar os limites de pista durante o Grande Prêmio do Catar de Fórmula 1. Esta inovação surge como uma resposta aos desafios contínuos enfrentados pelos organizadores de corrida para manter os pilotos dentro dos limites estabelecidos da pista, enquanto os circuitos continuam a substituir as caixas de brita por soluções alternativas.
Para o GP do Catar de 2023, parte de um acordo de 10 anos para sediar o evento, o circuito de Lusail passou por grandes renovações. Uma das mudanças mais notáveis é a introdução de blocos de concreto, medindo um metro e meio por dois metros, posicionados atrás das zebras em curvas críticas, onde se espera que os limites de pista sejam mais desafiados pelos pilotos. Estes blocos têm uma superfície lisa de um lado e, do outro, uma superfície rugosa composta por brita solidificada, com o intuito de desencorajar os pilotos a ultrapassarem os limites.
Esta solução inovadora foi concebida após divergências entre a FIA, entidade que governa a Fórmula 1, e a FIM, responsável pelo MotoGP. Ambas as séries visitam o Circuito Internacional de Lusail em suas respectivas temporadas. Enquanto a FIA defendia o uso de caixas de brita cobrindo completamente as áreas de escape, a FIM preferia faixas de asfalto diante da brita. O circuito optou por seguir a preferência da FIM, introduzindo esta solução compromissada para a Fórmula 1.
O piloto da Mercedes, Lewis Hamilton, foi o vencedor do Grande Prêmio inaugural do Catar em 2021. No entanto, para a edição de 2023, Max Verstappen, da Red Bull, líder destacado do campeonato, é o favorito após sua vitória dominante no Japão.
Este novo método de policiamento de limites de pista será observado de perto por outros circuitos e poderá influenciar futuras abordagens para manter os pilotos dentro dos limites estabelecidos, equilibrando a segurança e a integridade competitiva das corridas de Fórmula 1.
Fonte: f1mania