A grande rival da McLaren na temporada de 2022 é a Alpine. Ambas as equipes disputam o quarto lugar no campeonato de construtores. No entanto, Lando Norris, da McLaren, acha que a equipe francesa deveria estar muito à frente de sua equipe, pois acha que o A522 é mais forte do que o MCL36. Ainda assim, a Alpine está à frente da equipe de Woking por apenas 25 pontos.
Com apenas sete corridas restante, Norris disse na coletiva de imprensa para o GP da Itália desta quinta-feira, que acredita que a fabricante francesa fez um trabalho muito ruim para não estar tão à frente da McLaren, e que eles teriam potencial para ter aberto uma vantagem bem maior.
“A Alpine está à nossa frente desde o primeiro dia da temporada, no geral eles têm estado à nossa frente.
googletag.cmd.push(function() { googletag.display(‘dmp-v-par-1’); });
“Há talvez três ou quatro corridas nesta temporada em que fomos um pouco mais rápidos do que eles.
“Por outro lado, a maioria, e facilmente a maioria das vezes eles tiveram o carro melhor.
“Então, para eles estarem só um pouco à nossa frente no campeonato é mais um caso de ‘fizemos um trabalho muito bom e eles fizeram um trabalho muito ruim’.
googletag.cmd.push(function() { googletag.display(‘dmp-v-par-2’); });
“Eles têm um carro melhor, mas fizeram um trabalho pior ao longo da temporada e cometeram mais erros, coisas assim.
“Acho que fizemos um trabalho melhor com o carro que tivemos este ano.”
Enquanto na Alpine os pontos conquistados pela equipe foram distribuídos de forma equilibrada entre Esteban Ocon e Fernando Alonso, na McLaren Norris conquistou a maior parte dos 101 pontos da equipe, já que seu companheiro de garagem, Daniel Ricciardo, vem tendo dificuldades desde que se juntou aos britânicos no começo de 2021.
googletag.cmd.push(function() { googletag.display(‘dmp-v-par-3’); });
Ainda que os esforços de Lando venham sendo de grande mérito, este ano ele conseguiu apenas um pódio em Ímola, nada comparado ao sucesso que a equipe teve no ano passado, conquistando até uma dobradinha em Monza. Além de mais de 100 pontos à frente da Alpine, com quem disputaram o quarto lugar no ano anterior também.
“Em geral, não somos tão competitivos em comparação com a temporada passada.
“Não marcamos tantos pódios e boas classificações como no ano passado, e isso é simplesmente porque o carro, como um balanço da temporada, não está tão bom.
googletag.cmd.push(function() { googletag.display(‘dmp-v-par-4’); });
“Todo mundo deu alguns bons passos à frente, como a Alpine, então acho que a competição é difícil.
“Agora eles [Alpine] estão resolvendo mais alguns de seus problemas e talvez melhorando o carro um pouco mais do que nós e tenham dado mais alguns passos à frente.
“Obviamente, a Ferrari está muito à nossa frente, então são dois carros extra que temos no caminho se quisermos voltar ao pódio.
googletag.cmd.push(function() { googletag.display(‘dmp-v-par-5’); });
“Ainda vamos tentar dar tudo de nós. Não acho que entramos nas corridas pensando: ‘É onde estávamos ano passado, devemos fazer exatamente o mesmo este ano.
“Eu pessoalmente acho que Zandvoort foi muito melhor para nós este ano do que ano passado, então algumas coisas estão definitivamente melhores.”