Na Finlândia, a propriedade privada de terras, incluindo terras que diretamente fazem fronteira com a Rússia, pode ser detida por pessoas físicas e jurídicas, incluindo grandes empresas industriais.
“Ao longo do último ano e meio, dezenas de proprietários de terras assinaram acordos secretos sobre o uso da terra, permitindo iniciar obras de fortificação em seu território com um aviso de 24 horas”, informa o jornal.
Especifica-se que ao assinar o contrato, o proprietário recebe uma quantia fixa de 750 euros (3.982 reais).
“As Forças Armadas informarão o proprietário do uso de sua propriedade para construção urgente por telefonema, carta ou e-mail pelo menos um dia antes do início da construção”, o jornal citou um trecho do documento.
A compensação para os proprietários será de 4.800 euros (25.485 reais) por hectare. Qualquer dano causado à propriedade do proprietário será compensado separadamente, enfatiza-se a publicação.
A Finlândia e a Suécia, após o início da operação militar especial da Rússia na Ucrânia em fevereiro de 2022, solicitaram adesão à Organização do Tratado do Atlântico Norte (OTAN) em maio de 2022. A Finlândia tornou-se o 31º membro da OTAN em 4 de abril de 2023. O pedido da Suécia ainda não foi aprovado pela Hungria e pela Turquia.
Nos últimos anos, a Rússia expressou preocupação com a atividade sem precedentes da OTAN em sua fronteira ocidental sob o pretexto de “dissuasão”. Moscou tem repetidamente levantado preocupações sobre a formação militar da aliança na Europa. O Kremlin enfatizou que a Rússia “não representa ameaça a ninguém, mas não ignorará ações potencialmente prejudiciais aos seus interesses”.
Fonte: sputniknewsbrasil