A Polícia Federal cumpriu nesta sexta-feira (29) mandados de busca e apreensão em endereços do general da reserva Ridauto Lúcio Fernandes, em Brasília (DF), acusado de participar dos atos golpistas de 8 de janeiro. Também foi determinado o bloqueio de ativos e valores do investigado. Ele prestou depoimento na PF e teve celular, arma e passaporte apreendidos.
🚨 #LESAPÁTRIA | PF deflagra 18ª fase da Operação Lesa Pátria com o objetivo de identificar participantes dos fatos ocorridos em 8/1, em Brasília/DF. Está sendo cumprido 1 mandado de busca e apreensão em Brasília/DF. Foi determinado pelo STF o bloqueio de ativos e valores do… pic.twitter.com/DaUxEjcTId
— Polícia Federal (@policiafederal) September 29, 2023
A operação faz parte da 18ª fase da operação Lesa Pátria, para identificar pessoas que tenham financiado, fomentado e/ou participado dos atos do 8 de Janeiro, praticando violência e danos generalizados contra imóveis, móveis e objetos do Palácio do Planalto, do Congresso Nacional e do Supremo Tribunal Federal (STF). Os prejuízos calculados chegam a cerca de R$ 40 milhões.
Em, abril, a operação chegou a cumprir 16 mandados de prisão e 22 de busca e apreensão envolvendo coronéis e ex-comandantes como suspeitos.
A Procuradoria-Geral da República (PGR) apresentou mais de 1.300 denúncias contra pessoas acusadas de participação nos atos. A expectativa é que todas sejam julgadas até o fim do ano.
Fonte: sputniknewsbrasil