O Museu Rosa Bororo de Rondonópolis está recebendo alunos da rede municipal para conhecer de perto as obras que estão disponíveis para contemplação, numa espécie de viagem no tempo para conhecer parte da história do passado do município, sua gente e sua história. Desde que foi reaberto na semana passada o museu já recebeu mais de 250 crianças.
Essa visitação faz parte do programa “Projeto Circuito Escolar” da Secretaria Municipal de Cultura (Secult) em parceria com o Conselho Municipal de Cultura que vem incentivando e possibilitando aos alunos da rede municipal, visitar, conhecer e contemplar o acervo disponível no museu sobre a história da cidade através de visitações escolares.
O passeio cultural que é realizado duas vezes na semana e dura cerca de uma hora, possibilita aos pequeninos a oportunidade de ver e conhecer alguns artefatos de uso diário da cultura indígena ancestral nativa; a etnia “Boê Bororo”, que habitava e ainda habita a região desde tempos imemoriais e, ainda o acervo de culturas de pioneiros estrangeiros como a da colônia libanesa da família José Sobrinho, entre outras.
Ainda durante a visita ao museu as crianças têm contato com equipamentos antigos de comunicação como rádios, telefones, máquinas de escrever há muito fora de uso e considerados antiguidades.
Os materiais expostos chamam a atenção da criançada pela novidade. Com certeza a maioria nunca viu uma máquina de escrever antiga, um telefone de disco e um rádio a válvula, ou um gramofone, uma radiola e, até mesmo um disco de vinil, entre outras curiosidades.
Na verdade, conforme a coordenadora do museu, bibliotecária Cláudia Selma Machado, após a reabertura da casa a Secult teve a ideia de implementar o Projeto Circuito Escolar que compreende visitas ao museu e à biblioteca municipal, onde eles têm esse primeiro contato com elementos da história da ocupação da cidade e região, bem como dos seus povos originários.
Conforme o secretário municipal de Cultura, Pedro Augusto, “o Projeto Circuito Escolar busca através dos nossos instrumentos públicos disponíveis, recriar e recuperar a nossa própria cultura, que é miscigenada e possui partes importantes de várias culturas, já que somos formados por integrantes de culturas de várias regiões do país, e até hoje recebe muitos imigrantes, incluindo de fora do país”, externa.
Explicando mais, Pedro diz que o projeto contempla ainda a visitação a Biblioteca Central Rachid Mamed que recebe as crianças da rede municipal após a visita ao museu onde têm contato com uma intermediação literária e são contadas histórias infantis e debatidas as primeiras impressões das crianças diante da novidade verificada, e onde ainda acontece uma recreação e merenda com lanches e muito mais.
O secretário repassou que o Projeto Circuito Escolar, deve se estender até o final do ano, atendendo o maior número possível de escolas da rede. “Caso não consigamos atender a todas unidades escolares da rede até o fim do ano, em 2024 deveremos continuar com o projeto de visitação até contemplar o total de unidades da rede”, ponderou.
PARCERIA COM O CONSELHO
Pedro Augusto ainda ressaltou a importância da participação do Conselho Municipal de Cultura e seus membros na pessoa da Renata Franco, do departamento setorial de patrimônio na elaboração e execução dos projetos colocados em pauta na cidade de resgate cultural, e que contribuem sobremaneira com a proposta de fomento, incentivo e fortalecimento da cultura local.
Lembrando que o Museu Rosa Bororo foi inaugurado em 1997 e contempla um farto acervo documental, fotográfico e material, que precisa ser digitalizado e preservado para a posteridade, pois registram fatos que compõem a história do nascimento e desenvolvimento da cidade desde os seus primórdios.
Fonte: mt.gov.br