Audi levará iluminação a comunidades indígenas no litoral de SP


A Audi do Brasil, em parceria com a ONG Litro de Luz e a Audi Environmental Foundation, braço filantrópico da montadora na Alemanha, vai fazer uma ação nos próximos dias para levar equipamentos de iluminação para 12 comunidades indígenas no litoral sul de São Paulo.

A estimativa da empresa é beneficiar 147 famílias que vivem sem acesso à luz elétrica permanente nas cidades de Mongaguá, Peruíbe, Itanhaém, Cananéia e Ilha do Cardoso. Para isso, uma doação de 180 equipamentos de iluminação que funcionam a energia solar será feita.

Segundo a Audi, serão apresentadas duas soluções para cada comunidade: o lampião e o poste solar. O lampião possui uma estrutura de PVC com garrafa PET, uma bateria, lâmpadas de LED e um tamanho adequado que possibilita mobilidade durante as atividades noturnas, dentro e fora da casa dos comunitários.

Já o poste solar é montado com bateria de lítio e posicionado em lugares estratégicos e com grande movimentação de pessoas nas comunidades. Ambos utilizam placas solares para o carregamento e, no caso dos postes, permanecem acesos por toda a noite.

A montagem dos equipamentos é feita pelos próprios moradores para que eles criem um laço com os aparelhos. A ONG Litro de Luz formará embaixadores em cada área para que cuidem da manutenção e levem as baterias para reciclagem assim que elas percam a capacidade de carga. A organização também ficará a cargo da substituição dessas peças.

No ano passado, a parceria entre a Audi e a ONG também levou 30 postes solares e mais de 150 lampiões para o Amazonas. No total, a ação beneficiou 600 moradores.

“Nós tivemos uma experiência reveladora ao testemunharmos na prática a rotina sem luz das comunidades ribeirinhas da Amazônia e foi gratificante perceber o impacto positivo que trouxemos aos moradores locais em suas tarefas mais simples”, disse Antonio Calcagnotto, responsável pela área de assuntos institucionais e sustentabilidade da Audi do Brasil.

Quer ter acesso a conteúdos exclusivos da Autoesporte? É só clicar aqui para acessar a revista digital.

Fonte: direitonews

Anteriores Estado afasta advogado após m0rt3; salário de R$ 8 mil é suspenso
Próxima UFMT sedia Simpósio regional na área de Etnobilogia