As contas anuais da prefeitura de Conquista D’Oeste, referentes ao exercício de 2022, receberam parecer prévio favorável à aprovação do Plenário do Tribunal de Contas de Mato Grosso, sob relatoria do conselheiro Valter Albano. O balanço foi apreciado na sessão ordinária desta terça-feira (26).
A prefeita Maria Lúcia Porto participou da sessão e fez uma sustentação oral. Na ocasião, ela defendeu a aplicação de recursos na educação para melhorias na infraestrutura e qualidade de ensino desde a base. “A educação no nosso município é considerada exemplar na região. O mesmo recurso que é aplicado na rede municipal, também fazemos questão de investir na área indígena, com a parceria do estado. A educação tem que ser única para todas”,disse ela, frisando que a evolução no ensino com relação ao ano passado, foi um índice superior a 136% com a aplicação desde a infraestrutura das creches à implantação do Método Positivo.
Para a prefeita, a vitória foi marcada como um dia histórico para o seu município e enalteceu o empenho da sua equipe e o apoio da AMM “Foi um trabalho em conjunto, e isso prova o quanto é importante o trabalho da AMM para nós, principalmente os municípios pequenos. Quero ressaltar e parabenizar toda equipe em nome do presidente Neurilan Fraga”, concluiu.
A contadora da AMM, Waldna Fraga, que acompanhou a prefeita, também fez a defesa sobre os itens apontados irregulares como a aplicação dos 25% na educação e planejamento orçamentário. Ela apresentou os levantamentos e estudos técnicos com base no manual de contabilidade pública que comprovaram regular as regras e a utilização dos recursos. “É de extrema importância os municípios utilizarem todos os meios de recursos. Ela disse que as ações do MDE deverão trazer o detalhamento 1001 e 1002, nas fontes 500 e 501 para evidenciar a destinação de recursos nas áreas da Educação e da Saúde”, pontuou Waldna.
Fonte: amm