UFMT Campus Araguaia oferece apoio a saúde mental


A UFMT-Campus Araguaia oferece O Projeto Aconchega Araguaia para cuidar da saúde mental de forma coletiva, procurando assim alcançar uma satisfação e equilíbrio do lado emocional, melhoras do bem-estar e elevação da autoestima dos participantes do projeto.

As ações se efetivam através da oferta de Práticas Integrativas e Complementares de Saúde, tendo como público alvo toda comunidade acadêmica (discentes, docentes, técnicos administrativos e terceirizados), da UFMT-Campus Araguaia (Barra do Garças e Pontal do Araguaia), além da comunidade externa.

O surgimento do projeto ocorreu a partir de experiências vividas nos Campus da UFMT Cuiabá e Várzea Grande, tendo à frente a psicóloga Heloisa Lima de Carvalho que, por ter formação em Terapia Comunitária Integrativa-TCI, submeteu à UFMT o projeto de 2017 a 2019, com a denominação de “Projeto Aconchega”. Pelo aumento da demanda de estudantes para o Acolhimento e Orientação Psicológica individual, surgiu a ideia de implantar o “Aconchega Araguaia” que é mais abrangente, pois contempla outras práticas integrativas.

Agora no mês de setembro, está ocorrendo o evento “Setembro Amarelo-Pela Valorização da Vida”, encabeçado pelo Projeto Aconchega e em parceria com outros projetos envolvendo diferentes públicos. Para o referido evento, que se estende até o dia 28 deste mês, constam diversas pautas integradas visando a boa saúde mental dos participantes. São previstas diversas ações a acontecerem nos encontros do evento: roda de acolhimento, dinâmica do abraço, ação pela valorização da vida, caminhada “todos pela vida”, oficina de arte terapia, entre outros.  

Promoção da saúde mental em destaque

Como resultados obtidos, a coordenadora do projeto, Heloisa Lima de Carvalho, explica que como o projeto é bem recente e não sequenciado, a análise de resultados será feita posteriormente. Segundo ela, será feita avaliação com os dados adquiridos em cada ação e espera “contribuir com a promoção da saúde mental e bem estar dos/as participantes de forma multidimensional”.

Quanto à participação nas atividades do projeto, a coordenadora explica que o Projeto Aconchega é um Projeto de Extensão e Ações Afirmativas, sendo aberto para a comunidade interna (discentes, docentes, técnicos e terceirizados), bem como está disponível para além dos muros da Universidade, como Unidades Básicas de Saúde, CAPS, CRAS, Escolas, dentre outras instituições. 

Até o momento, as ações são realizadas mediante convite, mas em breve se terá práticas que serão divulgadas pelo instagram @aconchegaaraguaia, @ufmt.Araguaia e pelo site da UFMT. Enfatiza, ainda, que algumas práticas serão abertas para todos, como a Terapia Comunitária Integrativa, Dança Circular e Arteterapia. Outras terão a participação condicionada à inscrição através do Formulário Google Forms, como Reiki, Yoga e Meditação.

Fonte: ufmt

Anteriores Saúde acompanha caso suspeito de meningite bacteriana e adota medidas sanitárias e profiláticas
Próxima Câmara Setorial da CITS-Agro realiza última reunião presencial