F1: Dia ruim para a Alfa Romeo no Japão; Bottas abandona e Zhou não consegue pontuar


O GP do Japão, disputado no lendário circuito de Suzuka, foi um espetáculo de emoções, estratégias e, infelizmente, incidentes. Max Verstappen, da Red Bull, emergiu vitorioso, seguido pelos pilotos da McLaren, Lando Norris e Oscar Piastri. A corrida viu cinco abandonos, incluindo Sergio Perez, Valtteri Bottas, Lance Stroll, Logan Sargeant e Alexander Albon, e foi palco de intensas disputas, com Lewis Hamilton terminando em quinto após um incidente com Perez. Na Alfa Romeo, além do abandono de Bottas, Guanyu Zhou terminou na P13.

Valtteri Bottas, da Alfa Romeo, teve uma corrida curta, mas repleta de eventos. “Foi uma corrida bastante movimentada, mas curta para mim hoje: na verdade, tive uma ótima largada, mas então me vi preso entre dois carros, um Williams e um Alpine, indo para a Curva 1. Não havia espaço suficiente, e isso resultou em uma colisão que causou um furo no meu pneu dianteiro direito. Paramos imediatamente e também troquei o bico do carro; então, logo após o final do Safety Car, tentei ultrapassar Sargeant por fora, e fiz questão de deixar espaço suficiente – infelizmente, ele travou e acabou me tirando. Paramos novamente para verificar os danos no carro e vimos que não era possível continuar. Hoje simplesmente não era para ser para nós, o que é uma pena, pois acredito que nosso carro tinha potencial para ir bem no início do fim de semana. No geral, esse back-to-back infelizmente não foi como esperávamos: agora, será importante resetar, para voltar prontos em Doha em algumas semanas e enfrentar o restante da temporada”, declarou Bottas.

Zhou Guanyu, também da Alfa Romeo, enfrentou desafios desde o início, mas viu potencial no desempenho da equipe. “Tive uma largada muito boa e estava tentando abrir meu caminho pelo pelotão e ganhar algumas posições: então, quatro carros se tocaram à minha frente, e um pedaço bastante grande de carbono ficou preso bem na minha asa dianteira. A partir daquele momento, minha corrida estava comprometida, e tive que pegar leve para não danificar o carro. Em termos de desempenho, acho que nosso ritmo hoje estava bom, provavelmente mais rápido que os Alpha Tauris, que pareciam ter um pacote mais competitivo neste fim de semana. Em termos do nosso próprio pacote, certamente fizemos uma melhoria adicional desde Singapura, e será importante analisar os dados que coletamos: em geral, acredito que nossa velocidade agora nos permite lutar logo fora do top dez, e será fundamental continuar trabalhando para melhorar isso. Infelizmente, este fim de semana não foi o melhor: minhas chances na classificação foram comprometidas ontem e, em última análise, minha corrida também. Agora, voltaremos para a Europa, descansaremos após um desafiador back-to-back e depois trabalharemos duro para preparar as corridas que estão por vir”, refletiu Zhou.

Fonte: f1mania

Anteriores Cuiabá x Fluminense: ingressos a partir de R$10
Próxima F1: Haas tem corrida marcada por incidentes em Suzuka e não pontua no GP do Japão