Professores da UFMT ministram capacitação no TCE-MT


Prefeitos, secretários e técnicos municipais participaram da oficina ministrada por professores os cursos de administração e economia da  Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) na Escola de Contas do Tribunal de Contas de Mato Grosso.  A ação faz parte do Programa de Gerenciamento de Planejamento Estratégico (GPE) que visa introduzir a cultura do planejamento na administração pública como parceria institucional desenvolvida entre UFMT, TCE-MT, Ministério Público de Contas e Fundação Uniselva..

Os agentes públicos de 22 municípios  receberam informações para ajudar os municípios na elaboração da identidade organizacional, objetivos e mapas estratégicos, alinhamento de indicadores e elaboração do plano de ação. Os participantes também puderam conhecer o sistema informatizado do GPE.

Segundo o professor Paulo Ramalho, esta foi a segunda oficina ofertada aos agentes públicos com objetivo de apoiar os municípios no desenvolvimento de mapas estratégicos. “Com essa formação buscamos transferir ferramentas para que os agentes municipais consigam olhar para frente, diagnosticar seu estado atual e propor caminhos para a tomada de decisão institucional”, afirmou Paulo.

Ele ressaltou ainda que a participação da UFMT é importante pela ação prática que vai além dos muros da universidade, implementando práticas para a entrega de políticas públicas. Também participaram do treinamento os professores dos cursos de administração e economia da UFMT Edson Aro, José Jaconias, Kelly Pellizari, Leidimar Cândida, Vergílio Sogabe, Felipe Oliveira e Leonela Silva.

Planejamento envolve também inovação

O processo de planejamento da construção do plano estratégico municipal do gerenciamento dos resultados é coordenado pela Coordenadoria de Planejamento Estratégico dos Jurisdicionados do TCE-MT e pelos professores da UFMT que participam do convênio institucional na área de Inovação Educacional e Tecnológica aplicada ao planejamento estratégico na gestão pública.

O GPE está atuando em 118 municípios de Mato Grosso. O programa estabelece metas para a criação de políticas públicas aplicadas à saúde, educação, infraestrutura, economia e assistência social. Em parceria com Universidade Federal de Mato Grosso, o TCE faz um diagnóstico sobre a situação dos órgãos municipais, auxiliando prefeitos e secretários municipais para aplicação das melhores soluções para os cidadãos.

Participaram do evento o presidente do TCE-MT, conselheiro José Carlos Novelli, o secretário de Planejamento, Integração e Coordenação do TCE-MT, Adjair Roque de Arruda e do coordenador do GPE, Volmir Manhabosco e o Secretário de Ciência e Tecnologia da UFMT, professo rAlexandre dos Anjos.

Fonte: ufmt

Anteriores Mulher Melão faz ensaio fotográfico com maconha e vira Mulher Cannabis
Próxima Nova lei retoma voto de qualidade no Carf e tem potencial de aumentar recursos para Municípios