Via @sbtnews | O ministro Benedito Gonçalves, do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), votou contra recurso da defesa do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) que visa derrubar decisão que o tornou inelegível por oito anos.
O julgamento foi iniciado nesta 6ª feira (22.set) no plenário virtual, em que ministros inserem votos eletronicamente e não há discussão presencial. A análise seguirá até 28 de setembro.
Além do relator, devem votar Floriano de Azevedo Marques, André Ramos Tavares, Raul Araújo, Cármen Lúcia, Nunes Marques e Alexandre de Moraes.
No fim de junho, Bolsonaro foi condenado pelo TSE, após julgamento de ação movida pelo PDT, por abuso de poder político e uso indevido dos meios de comunicação.
É que, em julho de 2022, o então presidente e pré-candidato à reeleição reuniu embaixadores de diversos países no Palácio da Alvorada e atacou, sem apresentar provas, o sistema eleitoral brasileiro e as urnas eletrônicas. O evento foi transmitido por canais oficiais do governo e nas redes sociais de Bolsonaro.
Com a decisão do TSE, o político está fora das eleições de 2024, 2026 e 2028. Como a inelegibilidade começa a ser contada a partir de 2 outubro de 2022, ele poderá concorrer em 2030.
No recurso, a defesa de Bolsonaro alega que houve cerceamento da defesa pela falta de análise de todos os argumentos apresentados pelos advogados e para apresentação de testemunhas.
Felipe Moraes
Fonte: @sbtnews