Ibero-Americano pré-olímpico será no COT da UFMT


O Campeonato Ibero-Americano de Atletismo de 2024 será realizado em Cuiabá, Mato Grosso, no Brasil, de 10 a 12 de maio, na pista do Centro Olímpico de Treinamento na Universidade Federal do Mato Grosso (UFMT). A sede foi anunciada, por comunicado oficial, pela Associação Ibero-Americana de Atletismo (AIA).

As negociações entre a Confederação Brasileira de Atletismo (CBAt) e o Governo do Estado do Mato Grosso para levar a competição para a região Centro-Oeste começaram em julho, durante a realização do Troféu Brasil de Atletismo, com o secretário de Estado de Cultura, Esporte e Lazer (SECEL) Jefferson Neves e o governador Mauro Mendes.

O Campeonato Ibero-Americano é uma competição de atletismo em nível de seleções nacionais que se disputa a cada dois anos entre países ibero-americanos mais Andorra e dos países africanos onde a língua oficial é o espanhol ou o português. O Brasil recebeu quatro edições da competição em Manaus-1990, Rio-2000, São Paulo-2014 e Rio-2016, que foi pré-olímpica como será agora a de Cuiabá. A primeira edição foi realizada em 1983, em Barcelona (ESP).

Em comunicado oficial, publicado neste sábado (16/9), a Associação Ibero-Americana de Atletismo informou que o torneio será nos dias 10, 11 e 12 de maio em Cuiabá. “Obrigada ao presidente da Confederação Brasileira de Atletismo Wlamir Motta Campos por seu compromisso e apoio a realização deste importante evento”, publicou a AIA em seu Instagram.

O Troféu Brasil, realizado de 6 a 9 de julho, teve mais de 250 mil pessoas ao vivo na transmissão do evento, no pool de emissoras formado por TV Atletismo Brasil, canal da CBAt no YouTube, Canal Olímpico do Brasil, Primeira Página e UOL. Nas arquibancadas do Centro de Treinamento Olímpico da Universidade Federal do Mato Grosso mais de 7 mil pessoas acompanharam os quatro dias de competições. O estádio também recebeu o Campeonato Sul-Americano de Atletismo Sub-23 em 2022, dentro da política da CBAt de levar atletismo para todos os lugares do País.

Fonte: ufmt

Anteriores Sem mandato: Correr ao avistar a polícia justifica entrada domiciliar, vota Alexandre de Moraes
Próxima Evento aborda transições históricas com projeto Vivarium