Via @bahianoticias | Os ministros do Supremo Tribunal Federal (STF) Alexandre de Moraes e André Mendonça protagonizaram um intenso bate boca durante o julgamento do primeiro réu dos atos golpistas do 8 de janeiro, Aécio Lúcio Costa, nesta quinta-feira (14).
A discussão subiu de tom quando Moraes afirmou que Mendonça trazia ao tribunal uma “teoria da conspiração” de que o governo atuou contra o próprio governo durante os atos.
“Querer dizer que a culpa é do Ministério da Justiça é de absurdo. Quando o ministro que o substituiu [André Mendonça] fugiu para os Estados Unidos e jogou o celular dele no lixo, e foi preso. E vossa excelência vem ao tribunal para dizer que houve conspiração do governo contra o próprio governo? Tenha dó”, afirmou.
Como resposta, Mendonça afirmou que não é advogado de ninguém. “Não coloque palavra na minha boca. Tenha dó, vossa excelência”, disse.
Antes de ser interrompido por Moraes, Mendonça justificava seu voto sobre Aécio Lúcio Costa Pereira, afirmando, entre outros pontos, que chamava atenção o Ministério da Justiça não disponibilizar os vídeos da data, e que não conseguia entender como o Palácio do Planalto foi invadido da forma como foi.
Apesar do desentendimento entre os magistrados, o STF formou maioria para condenar Aécio por participação nos atos antidemocráticos.
⚠️ Alexandre de Moraes e André Mendonça discutem no STF
“Com todo respeito, é um absurdo vossa excelência falar que a culpa do 8 de Janeiro é do ministro da Justiça quando cinco comandantes estão presos, quando o ex-ministro da Justiça fugiu e jogou o celular no lixo e foi… pic.twitter.com/UcIglr3k5O
— Metrópoles (@Metropoles) September 14, 2023
Fonte: @bahianoticias