Dominante ao longo de toda a temporada da Fórmula 1, a Red Bull terá no Grande Prêmio de Singapura, 15ª etapa de 2023, o primeiro “match point” para definir a conquista do Mundial de Construtores. A conta para o título é mais improvável pelos resultados que a Mercedes teria de fazer do que pelo que os austríacos necessitam no circuito de Marina Bay, ainda que esta seja uma pista onde o time venceu apenas uma vez, justamente em 2022.
Apenas duas combinações dão a Red Bull o título de Construtores neste final de semana. E em ambas, o time precisa terminar o Grande Prêmio de Singapura com a dobradinha, não importando a ordem. No primeiro caso, com 43 pontos, o campeonato será garantido desde que nem Lewis Hamilton, nem George Russell pontuem em Marina Bay.
Na segunda possibilidade, Max Verstappen e Sergio Pérez precisam garantir a dobradinha ao final da corrida, e também o ponto de melhor volta. Caso a Red Bull some todos os 44 pontos possíveis do final de semana, a Mercedes poderá fazer, no máximo, um ponto em todo o final de semana. Em uma conta básica, Hamilton ou Russell teriam de chegar, no máximo, em décimo.
A combinação não é das mais prováveis. Em 14 corridas na atual temporada, a Red Bull conseguiu o 1-2 em seis oportunidades. Verstappen liderou Pérez quatro vezes, enquanto o mexicano ficou à frente do bicampeão do mundo em duas dobradinhas. Já a Mercedes pontuou em todos os GPs até agora, tendo seu pior desempenho na Holanda, quando marcou oito pontos.
Os treinos para o Grande Prêmio de Singapura serão abertos nesta sexta-feira, com a corrida em Marina Bay sendo disputada neste domingo, a partir das 9h.
Fonte: f1mania