A Jeep confirmou durante o Salão de Detroit (EUA) que vai lançar o Grand Cherokee no Brasil na versão 4xe. As primeiras unidades do SUV híbrido desembarcam por aqui já em outubro.
Sendo assim, a marca da Stellantis terá mais uma opção com motor híbrido plug-in (do tipo que carrega na tomada) em nosso mercado. Desde 2022, a Jeep oferece o Compass 4xe no Brasil, importado da Itália. Seu irmão de grande porte, porém, virá dos Estados Unidos.
A chegada do Grand Cherokee não chega a ser uma surpresa. A Jeep já havia confirmado que lançaria mais um modelo híbrido no Brasil ainda em 2023. Unidades camufladas foram flagradas em testes nos últimos meses, indicando mais uma vez que sua chegada estava próxima.
O Grand Cherokee 4xe combina um motor 2.0 turbo a gasolina com outros dois elétricos. Assim, entrega 375 cv e 65 kgfm – números condizentes com os de um SUV de 4,95 m de comprimento e quase três metros de entre-eixos. A tração, obviamente, é nas quatro rodas.
Da mesma forma que o Compass 4xe, o Grand Cherokee híbrido consegue percorrer uma distância utilizando apenas os motores elétricos – 40 km, no caso. Isso é possível graças às baterias de 17 kWh. No padrão americano, o consumo médio do SUV é de 23,8 km/l.
A Jeep não informou qual (ou quais) versão do Grand Cherokee será vendida no Brasil. Nos Estados Unidos, onde ele é produzido e já está disponível para o público, são cinco, com preços entre US$ 58 mil (R$ 267,8 mil, na conversão direta) e US$ 74,3 mil (R$ 342,5 mil).
Nossa aposta é que a Jeep vai escolher uma das opções mais caras – Summit ou Overland. Esta última tem a vantagem de já ser a nomenclatura usada no Commander.
Também está muito claro que o Grand Cherokee 4xe será – com sobras – o Jeep mais caro e sofisticado do país. Se o Compass 4xe, também importado e híbrido, custa R$ 350 mil, a tabela do modelo maior pode ficar perto dos R$ 500 mil sem muito esforço.
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Fonte: direitonews