Coral da 3ª idade apresenta novo concerto “Amor em Tons”


O Coral da 3ª Idade da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) apresenta no próximo dia 14, às 20h, no Teatro Universitário, o espetáculo “Amor em tons”. Sob a regência do maestro Talles Matos, 40 coralistas apresentarão um repertório relacionado à riqueza e complexidade do amor. Os ingressos serão apenas dois quilos de alimentos não perecíveis que podem ser entregues no dia da apresentação, a partir das 18h, na bilheteria do Teatro.

Todo arrecadado será doado à instituição parceira de longa data do Coral, a Associação Fome Não (Afon) de Cuiabá. O regente Talles Mattos, explica que a construção do tema se dá em virtude da necessidade de se falar sobre o tema. “O mundo que vivemos necessita dessa discussão sobre o amor, e suas várias faces. A escolha do repertório não foi fácil, visto que temos muitos falando, temos  a parte que sacra, que fala da devoção a Deus, e teremos  Rita Lee, Lulu Santos, Tim Maia”, destacou, citando que a obra está eclética, assim como o amor.

O regente falou ainda sobre o desafio da produção, que é trazer o público para pensar e cantar o amor. “Que todos os presentes possam compreender a mensagem e sair um pouco diferentes deste concerto”, disse, complementando que o elenco é composto hoje por cerca de 45 coralistas, dentre eles bolsistas de extensão que auxiliam no trabalho em cada naipe, e ensaios, a pianista, Carolina Braga e o servidores Wando Martiniano e Andre Vilani.

A maestra do Coral UFMT, Dorit Kolling, ressalta que a escolha de temas contribuem para aprimorar os concertos.  “É sempre bom termos temas, e esse  busca explorar as diversas possibilidades do amor: desde o amor bandido, a força do amor materno, a transcendência do amor divino, a alegria contagiante do amor carnavalesco, até a saudade e a dor de cotovelo que nos conectam com a profundidade de nossas emoções”, destacou.

Concertos, diversidade de temas e solidariedade

Sobre o espetáculo a maestra conta ainda que é sempre um resultado de meses de estudos. “Diferente das apresentações que realizamos em outros eventos, o concerto é fruto de longas horas e meses de estudo, e que envolve todos os coralistas, e equipe”, disse, pontuando que a apresentação ocorre quase sempre no mês de setembro e outubro.

“Tanto o coral infanto-juvenil, e o da 3ª Idade, e até mesmo o Coral UFMT, que é o mais antigo, tem utilizado diversos temas, como o caso do Milton Nascimento, Beatles. É uma possibilidade muito rica, assim como esse concerto que falaremos sobre as diversas formas do amor”, destacou.

Dorit Kolling  acrescenta que o Coral  da 3ª idade é um projeto de extensão, e somando aos demais coros, forma o Núcleo da UFMT. “ A natureza de extensão é essencial e muito linda, pois temos alunos do Curso de Música atuando junto com profissionais, e na interação com membros da comunidade, que são os coralistas.O Coral da 3ª Idade é bastante antigo, desde meados de 1999, e já tivemos outras regentes, e hoje com a atuação do Talles, servidor da UFMT”, ressaltou complementando que a ação é uma forma de integração do idoso por meio da arte, da cultura com qualidade.

Sobre a bilheteria solidária a Maestra fala sobre a longa parceria com a Afon. “Sabemos que a fome não é apenas de comida, mas de respeito, amor, entretenimento,acesso à cultura, e por meio deste concerto, com a doação de dois quilos de alimento, ajudamos minimamente e fazemos nossa parte. A Associação tem sido parceira em muitas ações do Núcleo Coral UFMT”, explicou, complementando que a iniciativa é do Coral UFMT, e da Pró-reitoria de Cultura, Extensão e Vivências (Procev) da UFMT.

Acesse o Instagram do Coral da UFMT

Serviço

Concerto Coral 3ª Idade UFMT “Amor em Tons” 

Dia:14 de setembro 

Horário: 20h

Local:Teatro da UFMT

Ingresso: 2 kg de alimentos não perecíveis, que poderá ser trocado no dia do concerto , a partir das 18h, na bilheteria do Teatro da UFMT e serão revertidos à Associação Fome Não (AFON).

Fonte: ufmt

Anteriores Jeep Compass Longitude tem novo kit de opcionais; veja o que muda e o preço
Próxima Prazo para participação em consulta da Agência Nacional de Mineração segue até 11 de setembro