Hyundai HB20 leva três estrelas no Latin NCAP mesmo com seis airbags


O Hyundai HB20 foi classificado com três estrelas no teste de segurança do Latin NCAP, a entidade independente que realiza testes de colisão nos veículos vendidos na América Latina e Caribe. Os resultados foram apresentados nesta quarta-feira (6) e mostram que o modelo tem estrutura instável e pouca proteção para pedestres.

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Vale lembrar que o hatch da Hyundai agora é equipado de série com seis airbags e com alguns sistemas de segurança, como controle eletrônico de estabilidade (ESC), por exemplo. Por outro lado, a geração anterior do HB20 vinha de fábrica com apenas dois airbags. Em 2020, essa versão foi avaliada pelo Latin NCAP e levou zero estrela.

“A decisão voluntária da Hyundai de atualizar o equipamento básico de segurança do HB20 para 6 airbags padrão, bem como o ESC, é mais que bem-vinda e demonstra o efeito positivo no mercado dos resultados do Latin NCAP. O novo HB20 tem potencial para obter uma classificação de estrelas mais alta e o Latin NCAP aconselha a Hyundai a buscar um resultado de cinco estrelas para o modelo“, relata Alejandro Furas, Secretário Geral do Latin NCAP.

Para chegar ao resultado, o modelo fabricado em Piracicaba, no interior de São Paulo, foi avaliado em testes de impacto frontal, impacto lateral, impacto lateral em poste, chicotada e proteção de pedestres.

Desta forma, obteve 68,3% de segurança para ocupantes adultos, 74,9% para crianças, 34,3% em proteção de pedestres e utilizadores vulneráveis ​​da estrada, e ainda 65,1% em assistência à segurança.

De acordo com o Latin NCAP, o impacto frontal apresentou proteção fraca no tórax do motorista e proteção adequada no tórax do passageiro. Para os joelhos, a segurança foi considerada marginal, enquanto a estrutura e a região dos pés foram classificadas como instáveis. Já o impacto lateral apresentou boa proteção para cabeça, abdômen e pelve, mas proteção marginal para tórax.

O Hyundai HB20 é oferecido em 11 configurações, mas são apenas duas opções de motorização: um 1.0 aspirado de três cilindros com 80 cv de potência ou um 1.0 TGDI, também de três cilindros, mas dotado de turbo. Neste caso, o propulsor entrega 120 cv. Os preços partem de R$ 82.290 e chegam aos R$ 119.590.

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Fonte: direitonews

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