Representantes da Associação Rondoniense de Municípios (AROM) se reuniram com a equipe da Associação Mato-grossense dos Municípios (AMM) nesta terça-feira (5) para conhecer os serviços técnicos desenvolvidos pela instituição, que este ano completou 40 anos de fundação. Os visitantes foram recebidos pela coordenadora geral da AMM, Juliana Ferrari, que representou o presidente Neurilan Fraga. Coordenadores e gerentes de várias áreas também participaram da reunião e expuseram as principais atividades desenvolvidas pelos setores técnicos.
O diretor da AROM, César Licório, destacou a importância do trabalho executado pela AMM, que além de atender as prefeituras com serviços técnicos, tem forte atuação institucional para garantir conquistas e atendimentos de demandas juntos aos governos federal, estadual e Congresso Nacional. “Viemos conhecer a AMM, que é uma instituição totalmente consolidada, já com 40 anos. Temos muito que aprender com a Associação, com o trabalho que é desenvolvido para os municípios de Mato Grosso. Podemos fazer um trabalho conjunto, uma integração muito boa entre Rondônia e Mato Grosso”, assinalou o diretor, que estava acompanhado pelo contador da AROM, Eduardo Ferro.
O diretor destacou alguns serviços que despontam com referência na AMM, como o acompanhamento da arrecadação e outras demandas na área de finanças das prefeituras, além dos projetos técnicos elaborados para os municípios. A AROM tem interesse em implantar um estrutura semelhante à da Central de Projetos, criada pela AMM. A equipe conta com 55 profissionais, que integram as áreas de infraestrutura, construção civil e administrativa. Os representantes de Rondônia foram informados sobre o funcionamento do setor, a sistemática de trabalho, a dinâmica de integração com os municípios e todas as fases do trabalho executado pela equipe que atende os municípios.
Os técnicos da AMM também expuseram os serviços nas áreas de comunicação, capacitação, apoio ao desenvolvimento da agricultura familiar, assessoria jurídica, entre outros serviços. A coordenadora geral Juliana Ferrari agradeceu a presença dos representantes da AROM e destacou a importância da integração entre as instituições. “Ficamos muito felizes com a visita, que também contribui com o trabalho que desenvolvemos na Associação, sob a liderança do nosso presidente Neurilan Fraga. A AMM está de portas abertas para a troca de experiência, o repasse de informações e a discussão de demandas municipalistas, pois entendemos que essa integração é muito relevante para fortalecer as duas instituições”, frisou.
Equipes de outras associações estaduais também já estiveram na AMM para conhecer os serviços técnicos. Em agosto deste ano representantes da Associação dos Municípios de Mato Grosso do Sul (Assomasul) se reuniram com os técnicos para trocar experiências e também discutir prioridades para as gestões municipais.
Fonte: amm