Volkswagen Saveiro e Fiat Strada travam um duelo acirrado desde a chegada da picape da Fiat, em meados dos anos 1990. De lá para cá as duas já trocaram de gerações, evoluíram e hoje a briga é mais desigual.
Não tanto nas versões de entrada, a de trabalho. Nesse ponto a Saveiro até tem a vantagem de usar o mesmo motor em toda a linha, o 1.6 16V de 116 cv e 16,1 kgfm com o câmbio manual de cinco marchas. Já a Strada tem um 1.3 8V de 107 cv e 14,2 kgfm. O câmbio também é manual.
VEJA TAMBÉM
Mesmo assim, a nova Saveiro Robust ainda é mais barata. Parte de R$ 95.770 contra os R$ 100.990 da Strada Endurance. As duas têm cabine simples e um nível parecido de equipamentos.
As duas contam com ar-condicionado, direção com assistência elétrica na Fiat e hidráulica na Volks. A Strada tem computador de bordo e assistente de partida em rampa e a Saveiro tem vidros e travas elétricos e sensor de ré.
Mas já que a questão é trabalho, a idade pode pesar para a Saveiro. A picape aguenta levar 664 kg em sua caçamba de 1.024 litros. Já a Strada, que foi completamente reformulada em 2020 enquanto a Saveiro já está desde 2009 na mesma geração, pode levar 720 kg e 1.354 litros na caçamba.
Se o objetivo é uma picape para passear em família e usar a caçamba eventualmente, a discrepância entre as picapes aparecem mais e o projeto mais novo da Strada prevalece. Para começar, a carroceria de quatro portas já dá uma larga vantagem para a Fiat.
A falta das portas traseiras tira a vantagem que a Volkswagen teria com sua distância entre-eixos levemente maior que a da Fiat. São 2,75 m da Saveiro contra os 2,73 m da Strada. O acesso ao banco traseiro fica bastante prejudicado. As duas têm espaço para cinco passageiros.
Sabendo disso, a Volkswagen diminuiu o alcance da Saveiro. A mais cara agora é a Extreme, de R$ 114.580. São quase R$ 9.000 a menos que a antiga Cross.
A marca alemã nem tenta mais brigar com a Strada top de linha, que agora tem motor 1.0 turbo de 130 cv e 20,4 kgfm. Quem enfrenta a Saveiro aqui é a intermediária Volcano, que custa R$ 114.990 com câmbio manual. Há a versão CVT, mas a Volks preferiu não equipar sua picape com transmissão automática.
As duas têm itens como central multimídia com tela de 7 polegadas, barras no teto e rodas de liga leve. São de 15 polegadas na Saveiro e de 16 na Strada. Mas a Fiat pode ir mais longe. Tem ainda a já citada Volcano 1.3 com câmbio CVT (R$ 120.990) e as turbinadas Ranch e Ultra, que têm o mesmo preço sugerido: R$ 132.990.
Quer ter acesso a conteúdos exclusivos da Autoesporte? É só clicar aqui para acessar a revista digital.
Fonte: direitonews