Qual Comprar 2023: Honda Civic é o melhor carro híbrido do Brasil


Se o Honda Civic perdeu o comparativo recente para o BYD Song Plus, agora o sedã dá o troco. Suas revisões são as mais baratas e a Honda desfruta de uma confiabilidade imbatível. Pelo conjunto da obra, o Civic supera o SUV chinês e todos os demais concorrentes na categoria mais disputada do Qual Comprar 2023, com 22 participantes.

Veja mais sobre o Qual Comprar 2023:

A nova geração do sedã é importada da Tailândia em versão única e com um conjunto mecânico sofisticado. Na maior parte do tempo, roda com o motor elétrico; o 2.0 de quatro cilindros só traciona as rodas em velocidades de cruzeiro. Assim, o consumo pode passar de 20 km/l.

O Civic também é supertecnológico e traz a última geração do Honda Sensing — fica na faixa, segue o veículo da frente e para sozinho, se for o caso. Ainda oferece ar-condicionado digital, bancos com ajustes elétricos, teto solar e quadro de instrumentos digital.

Preço: R$ 244.900
Versão sugerida:
Touring
Motor:
2.0 / 184 cv (H)
Câmbio:
CVT
Garantia:
3 anos
Seguro: R$ 8.149 (M) e R$ 14.155 (H)
Desvalorização:
ND
Revisões:
R$ 4.360
Peças: R$ 17.354
Porta-malas:
495 litros
Lançamento:
2023
Ponto positivo:
Consumo de combustível é baixo, mesmo com desempenho de esportivo; Civic é completão
Ponto negativo:
Visual é menos ousado que o da última geração; preço é alto e oferta é reduzida

Preço: R$ 447.990 a R$ 477.990
Versão sugerida:
Performance Black
Motor:
2.0T / 367 cv (H)
Câmbio:
AT7
Garantia:
2 anos
Seguro:
ND (M) e ND (H)
Desvalorização:
ND
Revisões:
ND
Peças:
ND
Porta-malas:
520 litros
Lançamento:
2022

As duas versões topo de linha do Q5 trazem conjunto mecânico híbrido plug-in. Isso significa aliar um motor elétrico ao 2.0 turbo de 252 cv e 37,7 kgfm. Assim, o conjunto tem potência combinada de 367 cv e 51 kgfm.

Segundo o Inmetro, o modelo é capaz de rodar até 32 km usando apenas eletricidade. Em relação ao Q5 Sportback, de carroceria em estilo cupê, ele tem duas vantagens principais: porta-malas maior (520 litros contra 465 litros) e preço de compra mais baixo.

Preço: R$ 477.990 a R$ 507.990
Versão sugerida:
S Line
Motor:
2.0T / 367 cv (H)
Câmbio:
AT7
Garantia:
2 anos
Seguro:
R$ 29.139 (M) e R$ 17.399 (H)
Desvalorização:
ND
Revisões:
ND
Peças:
ND
Porta-malas:
465 litros
Lançamento:
2022

Apenas com motorização híbrida plug-in, a versão cupê do Q5, Sportback, combina um motor 2.0 de 252 cv e 37,7 kgfm com um elétrico de 35,7 kgfm. Juntos, entregam bons 367 cv e 51 kgfm. É o toque de esportividade suficiente para fazer a aceleração de zero a 100 km/h ser cumprida em apenas 5,3 segundos, com velocidade máxima de 210 km/h.

O Q5 Sportback, porém, perde porta-malas para o Q5 tradicional: vai de 520 litros para 465 litros. Apenas a versão S Line se encaixa abaixo dos R$ 500 mil, deixando a Performance Black de fora.

Preço: R$ 400.950
Versão sugerida:
330e M Sport
Motor:
2.0T / 292 cv (H)
Câmbio:
AT8
Garantia: 2 anos
Seguro:
R$ 14.822 (M) e R$ 24.582 (H)
Desvalorização:
-9,1%
Revisões:
R$ 8.193
Peças:
R$ 54.566
Porta-malas:
375 litros
Lançamento:
2020

A versão híbrida plug-in do Série 3, 330e, alia um motor 2.0 turbo a gasolina de 184 cv a um elétrico com 109 cv. Combinados, geram 292 cv e 42,8 kgfm. Com transmissão automática de oito marchas, o sedã leva 5,8 segundos para atingir os 100 km/h.

No modo elétrico, o Série 3 híbrido consegue rodar até 62 km sem gastar combustível, desde que esteja com as baterias carregadas. Tem, entre outros recursos, um sistema que faz o carro voltar sozinho e de ré os últimos 50 metros percorridos, o que pode ajudar muita gente a sair de vagas apertadas.

Preço: R$ 455.950 a R$ 467.950
Versão sugerida:
530e Luxury
Motor:
2.0T / 292 cv (H)
Câmbio:
AT8
Garantia:
2 anos
Seguro:
R$ 16.251 (M) e R$ 23.010 (H)
Desvalorização:
-10,6%
Revisões:
R$ 13.065
Peças:
R$ 70.820
Porta-malas:
410 litros
Lançamento:
2020

A nova geração do BMW Série 5 foi apresentada recentemente na Europa e passou a oferecer uma configuração elétrica, i5. Mas os modelos a combustão não acabaram. A geração atual tem como única versão no Brasil a 530e, que combina um motor 2.0 turbo a gasolina de 184 cv a outro elétrico com 109 cv. Juntos, geram 292 cv e 42,8 kgfm. O câmbio é automático de oito marchas. No modo elétrico, é possível andar até 55 km e as baterias podem ser recarregadas em qualquer tomada ou wallbox. As peças são caras.

Preço: R$ 410.950 a R$ 589.950
Versão sugerida:
xDrive30e X Line
Motor:
2.0T / 292 cv (H)
Câmbio:
AT8
Garantia:
2 anos
Seguro:
R$ 21.785 (M) e R$ 26.829 (H)
Desvalorização:
-3%
Revisões:
R$ 11.659
Peças:
R$ 65.574
Porta-malas:
450 litros
Lançamento:
2021

A BMW foi muito sábia ao aplicar o conjunto híbrido plug-in na maior quantidade possível de modelos. Assim, da mesma forma que no Série 3 e no 5, o X3 combina o motor 2.0 turbo a gasolina de 184 cv com um elétrico de 109 cv.

E é na carroceria da moda que está a maior chance de popularizar esse tipo de mecânica. O X3 consegue reunir bom espaço interno, porta-malas de 450 litros e um desempenho esportivo, já que pode chegar a 100 km/h em 6,8 segundos. Entre os três híbridos plug-in da marca, porém, é o que tem o seguro mais alto.

Preço: R$ 269.990
Versão sugerida:
Única
Motor:
1.5 / 235 cv (H)
Câmbio:
CVT
Garantia:
5 anos
Seguro:
R$ 6.341 (M) e R$ 6.672 (H)
Desvalorização:
ND
Revisões:
R$ 7.740
Peças:
R$ 16.034
Porta-malas:
574 litros
Lançamento:
2022

Depois de superar o Civic, o Song Plus não levou o Qual Comprar entre os híbridos. Seguro e revisões até estão na média do segmento, mas o SUV chinês acabou sendo superado pelo sedã por pouco. Ainda assim, o Song é uma ótima escolha, principalmente se você quer um utilitário esportivo.

O Song Plus tem excelente espaço interno, anda bem e é muito econômico. O motor 1.5 de 110 cv é combinado com um elétrico, totalizando 235 cv — mais do que suficientes para empurrar os 1.700 kg distribuídos em 4,70 metros de comprimento.

Preço: R$ 279.990
Versão sugerida:
Única
Motor:
1.5 T / 317 cv (H)
Câmbio:
DHT 11
Garantia:
5 anos
Seguro:
R$ 6.696 (M) e R$ 12.253 (H)
Desvalorização:
ND
Revisões:
R$ 9.301
Peças:
R$ 28.635
Porta-malas:
889 litros
Lançamento:
2022

Até alguns meses atrás, o Caoa Chery Tiggo 8 Pro Hybrid era imbatível no quesito preço. Mas a chegada dos compatriotas Song Plus e Haval H6 mudou a situação, deixando o Tiggo 8 bem menos competitivo.

Considerando os aspectos técnicos, a bateria de 19 kWh abastece dois motores elétricos que movimentam as rodas dianteiras e são capazes de desenvolver 170 cv. Somando ao conjunto o motor 1.5 turbo a combustão, o Caoa Chery entrega 317 cv e 56,6 kgfm. Faltou ligá-los às rodas traseiras para o carro ter tração integral, característica de alguns rivais.

Preço: R$ 244.890
Versão sugerida:
FX4
Motor:
2.5 / 193 cv (H)
Câmbio:
CVT
Garantia:
3 anos
Seguro:
ND (M) e ND (H)
Desvalorização:
ND
Revisões:
ND
Peças:
R$ 13.179
Caçamba:
943 litros
Lançamento:
2023

Primeira (e por enquanto única) picape híbrida do país, essa configuração da Maverick troca o motor 2.0 turbo de 253 cv por um 2.5 aspirado de 164 cv combinado a um elétrico de 128 cv. Juntos, produzem 193 cv, enviados apenas para as rodas dianteiras por meio de um câmbio eCVT.

Em nossos testes de consumo urbano, a caminhonete foi capaz de rodar mais de 30 km/l, o que fez a autonomia passar de 1.000 km com um tanque de combustível. A picape não é plug-in, então as baterias são recarregadas pelo próprio motor a gasolina.

Preço: R$ 214 mil
Versão sugerida:
Única
Motor:
1.5T / 243 cv (H)
Câmbio:
AT2
Garantia:
5 anos
Seguro:
ND (M) e ND (H)
Desvalorização:
ND
Revisões:
ND
Peças:
ND
Porta-malas:
560 litros
Lançamento:
2023

O Haval H6 (e a GWM como um todo) é estreante no Qual Comprar. E o SUV híbrido até poderia ter se saído melhor se a fabricante tivesse enviado preços de peças e revisões. De todo modo, o H6 de entrada pode ser uma alternativa interessante ao Toyota Corolla Cross. É maior, bem mais potente (243 cv e 54 kgfm) e sofisticado.

Entre os itens de série, a única versão disponível tem central multimídia de 12,3 polegadas, internet 4G, carregador de celular por indução, painel de instrumentos digital, controle de velocidade adaptativo e auxílios à condução.

Preço: R$ 269 mil
Versão sugerida:
Única
Motor:
1.5 T / 393 cv (H)
Câmbio:
AT 2
Garantia:
5 anos
Seguro:
R$ 11.718 (M) e R$ 11.718 (H)
Desvalorização:
ND
Revisões:
ND
Peças:
ND
Porta-malas:
560 litros
Lançamento:
2023

A carroceria pode ser a mesma do H6, mas a versão Premium tem conjunto mecânico distinto: é híbrido plug-in. São 150 cv a mais, totalizando 393 cv. O preço também é mais alto, mas ainda bastante competitivo diante de Caoa Chery Tiggo 8 e Jeep Compass.

O modelo é o único da GWM que já apresenta cotação da Minuto Seguros (valor na média, mas ainda bem acima em relação ao do Jeep Compass 4xe, rival mais próximo). Só que o H6, além de ser mais potente, é maior e tem mais equipamentos. O pacote é o mesmo da versão híbrida convencional.

Preço: R$ 315 mil
Versão sugerida:
Única
Motor:
1.5 T / 393 cv (H)
Câmbio:
AT 2
Garantia:
5 anos
Seguro:
ND (M) e ND (H)
Desvalorização:
ND
Revisões:
ND
Peças:
ND
Porta-malas:
515 litros
Lançamento:
2023

A versão GT do H6 é a única com estilo cupê. Visualmente ele é mais ousado, ainda que roube parte do espaço para a cabeça dos ocupantes do banco traseiro. Porém, o conjunto mecânico é o mesmo do H6 Premium. Isso significa motor 1.5 turbo aliado a outro elétrico.

Com 393 cv e 77,7 kgfm, é capaz de acelerar de zero a 100 km/h em menos de 5 segundos e roda 170 km usando apenas energia elétrica. Tudo isso custando menos que um Compass 4xe. Tem tudo para se sair bem no mercado.

Preço: R$ 199.990
Versão sugerida:
Única
Motor:
1.6 / 141 cv (H)
Câmbio:
AT6
Garantia:
5 anos
Seguro:
ND (M) e ND (H)
Desvalorização:
ND
Revisões:
R$ 7.153
Peças:
ND
Porta-malas:
443 litros
Lançamento:
2023

Inicialmente a Hyundai ofereceu o Ioniq por assinatura, mas agora resolveu vendê-lo. O problema é que o liftback já deixou de ser produzido na Coreia. Assim, quando o lote destinado ao Brasil acabar, o modelo deverá ser atualizado ou sairá de linha.

De todo modo, é um dos poucos híbridos que custam menos de R$ 200 mil. Tem o mesmo conjunto do Kia Niro: motor 1.6 aliado a um elétrico; juntos, entregam 141 cv e 27 kgfm. As revisões ficam na média. Tem bom espaço interno e o porta-malas de 442 litros dá conta do recado.

Preço: R$ 338.400
Versão sugerida:
Série S
Motor:
1.3 T / 240 cv (H)
Câmbio:
AT6
Garantia:
3 anos
Seguro:
R$ 5.597 (M) e R$ 8.978 (H)
Desvalorização:
ND
Revisões:
ND
Peças:
R$ 31.816
Porta-malas:
420 litros
Lançamento:
2022

Primeiro Jeep eletrificado do país, o Compass 4xe promete fazer 25 km/l ao combinar o conhecido motor 1.3 turbo de 180 cv, instalado no eixo dianteiro, com um elétrico de 60 cv, posicionado atrás. Assim, é capaz de rodar 44 km sem gastar uma gota de combustível ou emitir gases poluentes.

A potência combinada é de 240 cv. Com o motor a bateria acionado no eixo traseiro, o Compass tem tração nas quatro rodas. Mas é preciso ver se o preço compensa, já que o valor pedido por ele beira os R$ 340 mil.

Preço: R$ 208.990 a R$ 243.990
Versão sugerida:
SX
Motor:
1.6 / 141 cv (H)
Câmbio:
AT6
Garantia:
5 anos
Seguro:
R$ 5.600 (M) e R$ 11.301 (H)
Desvalorização:
ND
Revisões:
R$ 7.254
Peças:
R$ 27.679
Porta-malas:
425 litros
Lançamento:
2022

O visual descolado do Kia Niro é um dos atrativos desse SUV médio com motorização híbrida que une um motor 1.6 a gasolina capaz de desenvolver 141 cv a 5.700 rpm e 27,5 kgfm a um elétrico. O consumo é exemplar e o crossover roda até 19 km/l na cidade. A transmissão é automatizada de dupla embreagem e seis marchas.

A boa notícia é que manter o Niro não é tão caro, já que ele tem custos de revisões e seguro dentro da média, apesar de a cesta de peças ser mais alta do que a do Corolla Cross hybrid, por exemplo.

Preço: R$ 267.990 a R$ 307.590
Versão sugerida:
250h Luxury
Motor:
2.0 / 181 cv (H)
Câmbio:
CVT
Garantia:
5 anos
Seguro:
R$ 9.175 (M) e R$ 17.493 (H)
Desvalorização:
-8%
Revisões:
R$ 7.724
Peças:
R$ 39.634
Porta-malas:
234 litros
Lançamento:
2019

Com jeito de hatch, mas chamado de crossover pela Lexus, o UX é a porta de entrada do braço de luxo da Toyota no Brasil, mas não é um carro simples. Ele tem um conjunto híbrido com 181 cv acoplado ao câmbio CVT que simula seis marchas.

O UX 250h também inclui recursos de assistência ao motorista em seu pacote de equipamentos, como controlador de velocidade adaptativo, assistente de manutenção em faixa de rolamento, frenagem autônoma de emergência e monitor de ponto cego, além de oito airbags.

Preço: R$ 365.590 a R$ 437.990
Versão sugerida:
350h Luxury
Motor:
2.5 / 264 cv (H)
Câmbio:
CVT
Garantia:
5 anos
Seguro:
R$ 13.414 (M) e R$ 21.709 (H)
Desvalorização:
-16,2%
Revisões:
R$ 7.885
Peças:
R$ 43.576
Porta-malas:
475 litros
Lançamento:
2022

O SUV intermediário da Lexus é o NX. A versão oferecida no Brasil é a 350h, que tem motorização híbrida capaz de entregar 246 cv com tração integral. Além do eficiente conjunto mecânico, traz pacote recheado de programas de assistência ao condutor, como frenagem autônoma de emergência, alerta de tráfego cruzado traseiro, assistente de permanência em faixa, farol alto automático e controle de velocidade adaptativo. Na versão intermediária Luxury, a mais indicada, traz todos os principais benefícios da versão F-Sport, mas por menos.

Preço: R$ 352.990
Versão sugerida:
300h
Motor:
2.5 / 211 cv (H)
Câmbio:
CVT
Garantia:
5 anos
Seguro:
R$ 14.181 (M) e R$ 20.742 (H)
Desvalorização:
-7,3%
Revisões:
R$ 7.255
Peças:
R$ 42.746
Porta-malas:
454 litros
Lançamento:
2020

Sedãs de luxo são cada vez mais raros em um mercado ávido por SUVs, mas a Lexus está de prontidão caso algum cliente apareça procurando um três volumes grande como o ES. Como todos os Lexus oferecidos no Brasil, o sedã tem motorização híbrida com 211 cv e aceleração até 100 km/h em 8,9 segundos.

De quebra, promete consumo urbano de até 16,3 km/l. Por incrível que pareça, é um carro com baixa desvalorização, apesar das vendas quase nulas. Até o final de abril, apenas 24 unidades foram emplacadas no Brasil.

Preço: R$ 284.990
Versão sugerida:
All4
Motor:
1.5T / 224 cv (H)
Câmbio:
AT8
Garantia:
2 anos
Seguro:
R$ 5.634 (M) e R$ 8.511 (H)
Desvalorização:
-12,2%
Revisões:
R$ 10.224
Peças:
R$ 36.158
Porta-malas:
405 litros
Lançamento:
2020

A nova geração da linha Mini será revelada em breve no exterior. Enquanto isso, o Countryman, SUV da marca, está disponível apenas com motorização híbrida plug-in, ou seja, sua bateria pode ser recarregada em tomada externa.

O Countryman é movido por dois motores, um a combustão, o conhecido 1.5 turbo de três cilindros com 136 cv, e um elétrico, de 88 cv. Juntos, geram 224 cv. No modo elétrico, é capaz de rodar até 57 km sem gastar gasolina. O porta-malas de 405 litros é razoável, mas o pacote de itens de série agrada.

Preço: R$ 182.890 a R$ 192.590
Versão sugerida:
Altis
Motor:
1.8 / 122 cv (H)
Câmbio:
CVT
Garantia:
5 anos
Seguro:
R$ 4.646 (M) e R$ 5.263 (H)
Desvalorização:
-9,7%
Revisões:
R$ 5.537
Peças:
R$ 12.939
Porta-malas:
470 litros
Lançamento:
2019

Primeiro híbrido flex do Brasil, o Toyota Corolla vai passar por uma reestilização em 2024. As mudanças serão discretas, mas já fazem acender o alerta para quem está interessado em comprar o sedã agora.

O conjunto mecânico é o mesmo do SUV: motor 1.8 a combustão + um elétrico, que entregam 122 cv. Porém, a apólice de seguro do sedã é mais barata — talvez por ter um público mais conservador. Peças e revisões têm custos parecidos, entre os mais baixos de toda a categoria, assim como o preço de compra, abaixo de R$ 200 mil no caso do sedã.

Preço: R$ 201.690 a R$ 209.890
Versão sugerida:
XRX
Motor:
1.8 / 122 cv (H)
Câmbio:
CVT
Garantia:
5 anos
Seguro:
R$ 5.330 (M) e R$ 9.394 (H)
Desvalorização:
-5,9%
Revisões:
R$ 5.507
Peças:
R$ 13.947
Porta-malas:
440 litros
Lançamento:
2022

Após a vitória no Qual Comprar do ano passado, o Corolla Cross viu o número de concorrentes disparar. Mas isso não faz dele uma escolha ruim. O SUV feito em Sorocaba (SP) tem revisões e seguro entre os mais baratos do grupo.

Apesar de a lista de equipamentos ser correta, o desempenho não agrada. Isso porque o conjunto mecânico formado por um motor 1.8 e outro elétrico entrega só 122 cv, metade da potência do Haval H6, por exemplo. Como o sedã, é o único híbrido que pode ser abastecido com gasolina e/ou etanol.

Preço: R$ 330.390
Versão sugerida:
SX
Motor:
2.5 / 222 cv (H)
Câmbio:
CVT
Garantia:
5 anos
Seguro:
R$ 7.492 (M) e R$ 32.901 (H)
Desvalorização:
-9,7%
Revisões:
R$ 6.630
Peças:
R$ 28.344
Porta-malas:
580 litros
Lançamento:
2018

O automóvel mais vendido no mundo é apenas um coadjuvante no mercado brasileiro. A única versão do RAV4 disponível no Brasil é mais cara do que a concorrência direta. Além disso, os preços das peças e da apólice de seguro assustam por estarem entre os mais altos do segmento.

O conjunto formado por um motor 2.5 aspirado e outros três elétricos entrega bons 222 cv. A seu favor, o RAV4 tem revisões relativamente baratas, bom pacote de equipamentos e um visual bacana, mas que já começa a ficar datado.

Preço: R$ 399.950 a R$ 465.950
Versão sugerida:
Ultimate
Motor:
2.0T / 462 cv (H)
Câmbio:
AT8
Garantia:
2 anos
Seguro:
R$ 15.572 (M) e R$ 22.241 (H)
Desvalorização:
-4,8%
Revisões:
R$ 11.374
Peças:
R$ 55.282
Porta-malas:
468 litros
Lançamento:
2022

Nem parece, mas já se vão seis anos desde que o XC60 foi lançado — e seu desenho nem sequer demonstra sinais de cansaço. Mas isso também significa que uma nova geração pode estar a caminho.

De todo modo, a Volvo fez melhorias no motor elétrico há cerca de um ano. Agora, a potência combinada é de 462 cv e a autonomia no modo elétrico chega a 71 km. Pensando no bolso do consumidor, a desvalorização está entre as menores do segmento, mas a cesta de peças é a terceira mais alta entre seus pares.

Estudar a apólice é uma forma de encontrar brechas para economizar. Se o condutor usa o carro apenas na cidade, é possível reduzir a quilometragem do guincho. O mesmo vale para carro reserva. Muitos motoristas têm mais de um carro ou preferem deslocamento por aplicativos. Se mesmo assim o seguro continuar caro, o cliente pode buscar alternativas mais agressivas, como remover a cobertura para os vidros. Mas, nesse caso, será preciso arcar com possíveis avarias.

O seguro para mulheres é visto com bons olhos em virtude do cuidado e responsabilidade delas. “Mulheres se envolvem em menos acidentes. Essa afirmação é baseada em estatísticas e não em julgamentos”, afirma o vice-presidente da Minuto Seguros, Manes Erlichman. “Quando acidentes envolvendo mulheres acontecem, costumam ser mais leves e fáceis de reparar. Por isso elas pagam menos pelo seguro”, diz. No Qual Comprar 2023, as diferenças ficam evidentes. Um exemplo é o preço da apólice de um Toyota RAV4, 440% mais alto para homens do que para mulheres.

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Fonte: direitonews

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