A Chevrolet Montana cresceu, apareceu e deixou de lado o apelido jocoso que ganhou na geração anterior, quando carregava a frente do extinto Agile. Agora tem quatro portas, cinco lugares e 874 litros para bagagem.
A picape, além da evidente melhora visual, ficou maior e mais moderna, a ponto de concorrer em um segmento superior, o de picapes intermediárias. E chegou já vencendo na categoria por ser mais nova e ter custos condizentes com os das concorrentes.
Veja mais sobre o Qual Comprar 2023
Em todas as versões, a Montana tem motor 1.2 turbo que desenvolve 133 cv de potência e 21,4 kgfm de torque, e pode fazer até 13,3 km/l na estrada com gasolina. O câmbio pode ser manual ou automático, sempre de seis marchas.
A versão Premier é a mais indicada, já que não sobe tanto o preço e agrega alerta de ponto cego, carregador de celular por indução, faróis de LED, ar-condicionado digital e acabamento um pouco mais caprichado.
Preço: de R$ 118.690 a R$ 142.590
Versão sugerida: Premier
Motor: 1.2T / 133 cv (F)
Câmbio: MT6, AT6
Garantia: 3 anos
Seguro: R$ 5.151 (M) e R$ 5.249 (H)
Desvalorização: ND
Revisões: R$ 4.924
Peças: R$ 10.017
Caçamba: 874 litros
Lançamento: 2023
Ponto positivo: Frescor do lançamento, visual e equipamentos devem agradar ao público
Ponto negativo: Espaço no banco traseiro é limitado e desempenho é pior que o da Fiat Toro
Preço: R$ 146.990 a R$ 222.490
Versão sugerida: Volcano 1.3T
Motor: 1.3T / 185 cv (F), 2.0T / 170 cv (D)
Câmbio: AT6/AT9
Garantia: 3 anos
Seguro: R$ 4.832 (M) e R$ 7.243 (H)
Desvalorização: -9,3%
Revisões: R$ 5.656
Peças: R$ 9.894
Caçamba: 937 litros
Lançamento: 2021
Antiga dona do pedaço, a Fiat Toro viu a concorrência crescer e começa a demonstrar sinais de cansaço em seu projeto, apesar de ter adotado motores mais modernos recentemente — recebeu o 1.3 turbo de 185 cv e ficou mais eficiente do que com o antigo 1.8.
Já as versões com tração integral são movidas pelo 2.0 turbodiesel de 170 cv de potência. A versão indicada é a Volcano 1.3, equipada com airbag para joelhos, rodas de liga leve de 18″, chave presencial, assentos com ajuste elétrico, bancos de couro e carregador de celular por indução.
Preço: R$ 244.890
Versão sugerida: FX4
Motor: 2.0T / 253 cv (G)
Câmbio: AT8
Garantia: 3 anos
Seguro: R$ 7.411 (M) e R$ 11.619 (H)
Desvalorização: -10,6%
Revisões: R$ 10.165
Peças: R$ 13.869
Caçamba: 943 litros
Lançamento: 2022
Eleita a Picape do Ano de 2023, quando concorreu com Renault Oroch, Ram 3500 e Jeep Gladiator, a Ford Maverick não teve chance diante das rivais de categoria no Qual Comprar 2023. Importada do México, tem os maiores custos de revisões, seguros e peças, além de ser dona da maior desvalorização.
Apesar de tudo isso (e do preço elevado), é de longe o veículo mais agradável de dirigir do segmento, em parte graças ao bom motor 2.0 turbo de 253 cv e 38,7 kgfm de torque e ao câmbio automático de oito marchas. É capaz de ir de zero a 100 km/h em apenas 7,1 segundos.
Preço: R$ 114.750 a R$ 146.900
Versão sugerida: Outsider
Motor: 1.6 / 120 cv, 1.3T / 170 cv (F)
Câmbio: MT5, CVT
Garantia: 3 anos
Seguro: R$ 3.571 (M) e R$ 3.643 (H)
Desvalorização: -7,9%
Revisões: R$ 4.340
Peças: R$ 6.727
Caçamba: 683 litros
Lançamento: 2022
A Renault Oroch é o modelo mais voltado ao trabalho dessa categoria. Reestilizada recentemente, não ganhou os luxos do Duster, do qual deriva. Manteve o motor 1.6 aspirado que desenvolve 120 cv com câmbio manual de seis marchas, mas também oferece o 1.3 turbo de 170 cv com câmbio CVT que simula oito marchas na versão Outsider, a mais indicada para compra.
Ela vem, por exemplo, com ar-condicionado automático e digital, capota marítima, câmera de ré e faróis de milha. É campeã em custos de revisão, seguro e peças, mas, como produto, é inferior às concorrentes.
Quais são os impostos dos financiamentos?
De cada dez carros vendidos no Brasil, quase sete são financiados. A vantagem é poder desfrutar do bem mesmo não tendo dinheiro para quitá-lo à vista. Porém, em muitos casos, a parcela é o único número que importa para o comprador. Mas é preciso considerar os impostos contidos em todos os financiamentos. São três tributos principais:
Imposto sobre Operações Financeiras (IOF): cobrado mensalmente, corresponde a 0,38% da parcela. Ainda há uma cobrança anual de 3%. O banco é o responsável por coletar e repassar ao governo esse imposto;
Seguro de Proteção Financeira (SPF): não é obrigatório, mas muitos bancos o exigem para aprovar o financiamento. É um seguro que pode ser usado em casos de morte, invalidez ou desemprego. Na prática, garante que o cliente não perca o bem em caso de inadimplência;
Gravame: é um imposto pago ao Detran para o registro do financiamento do veículo. Seu preço está incluso na própria taxa de juros da parcela paga ao banco ou à instituição financeira.
Posso financiar um carro mesmo com o nome sujo?
Quem responde é Paulo Noman, presidente da Anef, a associação das financeiras. “Não vou dizer que seja impossível financiar um carro com o nome sujo, mas é incomum”, esclarece. “O financiamento até pode ser aprovado com alguma explicação, mas o cliente não terá a regalia de uma entrada mais baixa com parcelas mais altas, por exemplo.”
Segundo o especialista, a aprovação ou reprovação de um financiamento depende muito do banco. “Cada instituição tem seu apetite por risco e seu limite de crédito. No geral, o cliente será classificado em um ranking que vai de ‘muito bom’ a ‘muito ruim’, e uma pendência financeira vai colocá-lo em uma posição menos favorável”, afirma.
Quer ter acesso a conteúdos exclusivos da Autoesporte? É só clicar aqui para acessar a revista digital.
Fonte: direitonews