Honda registra SUV indiano derivado do City no Brasil; faz sentido?


HR-V, CR-V, WR-V, BR-V, ZR-V... a Honda costuma seguir um padrão para nomear seus SUVs. Mas um modelo que adota outro tipo de nomenclatura acaba de ser registrado no Brasil. É o Elevate, um utilitário esportivo que a marca japonesa lançou há cerca de dois meses na Índia.

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O depósito da patente foi feito no Instituto Nacional da Propriedade Industrial (Inpi), o órgão responsável pela proteção das criações das empresas. Isso não quer dizer, porém, que todos os produtos registrados ali serão oferecidos no Brasil.

Voltando ao Elevate, o SUV compacto ocupa o lugar do HR-V no mercado indiano. Isso porque os dois têm dimensões semelhantes (compare no quadro abaixo).

Ainda que o comprimento seja menor, o SUV indiano tem entre-eixos e porta-malas maiores, o que pode indicar uma opção mais versátil.

O visual do Elevate também é mais comportado, com linhas típicas de um SUV. A grade frontal é quase retangular, mas possui recortes que a deixam hexagonal. O conjunto ótico fica nas extremidades. Acima, a peça principal. Bem abaixo, as luzes de neblina.

A lateral tem poucos vincos e a uma linha de cintura alta com elevação apenas na espia das janelas das portas de trás. Chegando à traseira, lanternas divididas em duas peças e interligadas por uma barra de plástico.

A cabine é um pouco diferente dos Honda produzidos e vendidos no Brasil e aparenta ser mais simples. Os comandos de ventilação são retangulares e ocupam a faixa central. A central multimídia é de 10,25 polegadas e o ar-condicionado, digital.

Mas também há componentes compartilhados com HR-V e City, por exemplo. Volante, alavanca de câmbio e quadro de instrumentos são idênticos.

O mesmo vale para o conjunto mecânico, composto pelo motor 1.5 aspirado de 122 cv e 14,8 kgfm. Assim como nos modelos brasileiros, o câmbio é do tipo CVT. Mas na Índia há opção de caixa manual de seis marchas.

Procurada, a Honda afirmou que não comenta projetos futuros. No registro do Inpi, além da carroceria completa, a marca também depositou as patentes de peças individuais como painel, faróis, lanternas, grade frontal e para-choques.

Isso poderia indicar uma intenção maior de produzir e vender o Elevate em nosso mercado.

Considerando o posicionamento atual de produtos da Honda no Brasil, porém, é pouco provável que o SUV compacto chegue por aqui. Por compartilharem plataforma (a mesma do City) e conjunto mecânico, Elevate e o HR-V produzido em Itirapina (SP) teriam preços muito próximos.

Faria muito mais sentido nacionalizar a nova geração do WR-V, lançada há pouco menos de um ano na Ásia. Nesse caso, a Honda teria SUVs para disputar uma faixa maior do mercado, podendo rivalizar no andar de baixo com Fiat Pulse e Volkswagen Nivus e mantendo o HR-V na briga com Jeep Renegade, Hyundai Creta, Volkswagen T-Cross, Chevrolet Tracker e todos os demais modelos compactos.

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Fonte: direitonews

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