O consultor da Red Bull, Helmut Marko, expressou sua esperança de que as equipes da Fórmula 1 deixem de lado os ‘jogos políticos’, e se concentrem na busca pela razão em relação às regulamentações dos motores de 2026.
As regulamentações dos motores para a temporada de 2026 da F1 já foram oficializadas no ano passado, com a categoria adotando uma abordagem mais focada na potência elétrica, elevando a potência elétrica do MGU-K para quase três vezes mais do que atualmente. Isso vai resultar em uma distribuição de potência de 50/50 entre a eletricidade e o motor de combustão interna.
No entanto, a Red Bull recentemente levantou preocupações em relação às baterias, com Christian Horner, chefe da equipe, afirmando que os pilotos podem ficar sem energia nas retas, o que os forçaria a reduzir a marcha.
Essa conversa levou o chefe da equipe Mercedes, Toto Wolff, a acusar Horner de estar com medo das regras e tentando acabar com elas, e Horner, por sua vez, retrucou que isso é apenas ‘alarmismo’.
Enquanto Horner e o chefe da equipe Ferrari, Fred Vasseur, dizem que ainda há tempo para ajustar as regras, Marko apela para o bom senso. “Espero que os jogos políticos sejam deixados de lado e que o bom senso prevaleça”, disse ele ao Motorsport-Magazin.com.
“A proporção de 50/50 não garantirá a atmosfera de corrida adequada na situação atual. Isso é algo que pode ser abordado. Não é uma questão de estarmos atrasados, mas sim de preservar o espírito esportivo”, disse Marko.
“Há duas semanas, o motor inteiro foi testado em bancada. Motor de combustão interna, MGU-K e bateria”, revelou o consultor da Red Bull, que também destacou o orgulho que sente pelas instalações que a Red Bull construiu para desenvolver seu primeiro motor de Fórmula 1.
“No geral, o inacreditável aconteceu”, disse ele. “Esta fábrica foi construída do zero em um curto espaço de tempo, e no momento, estamos certamente no estado da arte. Temos os bancos de testes mais modernos e conseguimos contratar pessoas excelentes da Mercedes, Ferrari e Cosworth. Estamos totalmente comprometidos com o programa”, finalizou Marko.
Fonte: f1mania