Ampliação do BRICS ainda não está na agenda, diz MRE da Rússia


24646160

Ryabkov comentou a possibilidade de adesão de novos países e uma eventual mudança de nome caso isso se concretize.

“Eu não diria que hoje a expansão do BRICS está na agenda. Com certeza recebemos um grande interesse de vários atores internacionais”, disse Ryabkov em entrevista à revista Mezhdunarodnaya Zhizn.

O diplomata apontou que o BRICS não dispõe de um procedimento formal de expansão e destacou que existem formatos em que a cooperação vem sendo cada vez mais praticada, como o BRICS Plus.
Líderes do BRICS durante conferência realizada em 2017 (foto de arquivo) - Sputnik Brasil, 1920, 11.08.2022

“Vamos ver o que acontece a seguir. É muito cedo para falar sobre a mudança da abreviatura. Além disso, ainda não formulamos nossa abordagem, ainda faremos isso”, disse Ryabkov.
Em julho, autoridades dos países do BRICS anunciaram as candidaturas oficiais de Irã e Argentina para se unirem ao bloco. A Argélia também vem demonstrando interesse em ingressar no BRICS.
Arábia Saudita, Turquia, Egito e Nigéria também podem acabar se juntando ao grupo.
O BRICS é um agrupamento econômico-comercial intergovernamental formado em 2009 entre Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul, com o objetivo de desenvolver o diálogo e a cooperação multilateral.
Celso Amorim, ex-ministro das Relações Exteriores e da Defesa, durante lançamento de seu livro Relações de Confiança: O Brasil na América do Sul, em 22 de julho de 2022 - Sputnik Brasil, 1920, 03.08.2022

Anteriores Jornalista Amanda Klein revela reação do marido após fala de Bolsonaro
Próxima Atleta olímpico é morto a tiros após tentar separar uma discussão em boate