Dando continuidade as ações do Plano de prevenção e enfrentamento ao Assédio Sexual e demais Crimes contra a Dignidade Sexual e à Violência Sexual a Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT) institui comissão específica sobre o tema. Com representação de servidores e estudantes o grupo vai atuar na orientação em casos de denúncia, ações de cunho educativo e ações preventivas.
A pró-reitora de Assistência Estudantil da Universidade, a docente Lisiane Pereira de Jesus, destacou a diversidade da comissão. “É formada por cerca de 20 membros, entre docentes, técnicos, discentes dos quatro Câmpus da UFMT. São pessoas com diferentes formações, e com atuações estratégicas em suas unidades. Isso possibilita a realização de um trabalho mais completo e de cunho educativo, junto aos envolvidos em casos de violências e assédios, por meio de campanhas educativas e ações preventivas dentro das unidades”, disse.
A pró-reitoria ressaltou ainda o perfil de atuação da comissão. “O trabalho do grupo terá esse perfil educativo, orientativo. É acolher essas vítimas, e orientar como proceder em casos de violências e assédios, tais como onde fazer a denúncia, e como localizar esses espaços na UFMT”, explicou, complementando que poderão integrar a comissão outros profissionais convidados, e especialistas em outras áreas, para contribuir com o trabalho.
Ainda dentro das atribuições a Comissão disponibilizará canais de comunicação, como e-mail e unidade no Sistema Eletrônico de Informações (SEI), e será também responsável pela elaboração de uma Cartilha com foco na prevenção instruindo a comunidade para a identificação e prevenção de situações que caracterizem assédio e demais Crimes Contra a Dignidade Sexual e à Violência Sexual. Até o próximo mês serão divulgados os contatos a toda comunidade.
Leia mais
Fonte: ufmt