Irã está por trás de ataque cibernético à ‘nossa aliada da OTAN’ Albânia, diz Casa Branca


24637640

No início do dia, a Albânia decidiu cortar relações diplomáticas com o Irã e ordenou a saída dos diplomatas iranianos dentro de 24 horas.
Albânia cortou relações diplomáticas com o Irã depois de acusar o país de tentar um ataque cibernético contra o portal on-line de serviços públicos albaneses, disse o primeiro-ministro albanês Edi Rama.

“Essa decisão [de romper relações diplomáticas] foi divulgada através de nota oficial à Embaixada da República Islâmica do Irã, que foi solicitada a retirar todo seu pessoal diplomático e técnico-administrativo, incluindo o pessoal de segurança, do território da República da Albânia dentro de 24 horas”, disse Rama, conforme citado pelo jornal albanês Daily News.

De acordo com o político, o Irã tentou realizar um ataque cibernético contra serviços do governo em 15 de julho, supostamente incluindo o financiamento de vários grupos cibernéticos para esses fins, o objetivo do ataque cibernético seria de roubar dados do governo e paralisar sistemas albaneses.
The Russian and Chinese national flags are seen on the table as Russia's President Vladimir Putin (back L) and his China's President Xi Jinping (back R) stand during a signing ceremony at the Diaoyutai State Guesthouse in Beijing on November 9, 2014. - Sputnik Brasil, 1920, 07.09.2022

“O ataque falhou, e os danos causados podem ser considerados pequenos e, em coordenação com agências especializadas, foi provado que o ataque cibernético foi realizado pelo Irã, que financiou quatro grupos diferentes para atacar a Albânia”, acrescentou Rama.

“Durante semanas, o governo dos EUA trabalhou no terreno ao lado de parceiros do setor privado para apoiar os esforços da Albânia para mitigar, se recuperar e investigar o ciberataque de 15 de julho que destruiu dados do governo e interrompeu serviços do governo ao público.”

A porta-voz de Segurança Nacional dos EUA, Adrienne Watson, acrescentou no comunicado que ficou claro “que o governo do Irã realizou este ataque cibernético imprudente e irresponsável e é [considerado] o responsável pelas operações subsequentes de acesso malicioso e vazamento”.
Os EUA “condenam veementemente o ataque cibernético contra nosso aliado da OTAN, a Albânia”, juntando-se ao apelo do país para que o Irã seja responsabilizado por “este incidente cibernético sem precedentes”, acrescentou.
Anteriores Aston Martin explica o que levou à punição de Vettel no GP da Holanda
Próxima Barroso e Pacheco discutem desoneração para bancar piso de enfermeiros