Idosos inscritos no CadÚnico ou atendidos nos PSFs da cidade têm a sua disposição instrutores para ginástica, alongamento e dança. O projeto “Cidadania Ativa” é desenvolvido desde julho pela Secretaria Municipal de Esporte e Lazer e atende um grupo de quase mil idosos de diversos bairros da cidade.
As atividades oferecidas pelo projeto incluem tanto práticas coletivas quanto individuais, visando diminuir os efeitos do envelhecimento, como a perda natural da flexibilidade, prevenção de lesões, além de melhorar a circulação e proporcionar mais disposição para as atividades diárias.
“O principal objetivo do ‘Cidadania Ativa’ é estimular a prática de exercícios físicos e esportivos para as pessoas acima de 60 anos, proporcionando-lhes interação, diversão, estimular o reflexo, a percepção, aumento da autoestima, fortalecimento muscular, redução do estresse, além de auxiliar no equilíbrio e na coordenação motora, trazendo diversos benefícios para a saúde física e mental dos participantes”, destacou a secretária municipal de Esportes e Lazer, Susan Meire Morette Binha.
Além de trabalhar com a parte física, o projeto também busca estimular a convivência comunitária, cultural, esportiva, dança e lazer entre os idosos, fortalecendo os laços familiares e sociais. Essa integração gera maior comunicação entre as pessoas do grupo o que contribui para uma melhor qualidade de vida na terceira idade.
As atividades são realizadas de segunda a sexta-feira no CRASs dos seguintes bairros: Rio Vermelho Vivo, Sagrada Família, Luz D´Yara, Ana Carla, Conjunto São José, Alfredo de Castro, Jardim Iguaçu, como também dos PSFs São Francisco, Dom Osório, Vila Cardoso, Vila Ypê e NEAT (UFR). Os interessados em participar podem procurar esses locais para se inscreverem para desfrutarem das atividades oferecidas.
Fonte: mt.gov.br