IE promove seminário temático internacional


O Instituto de Educação (IE) promove, entre os dias 21 e 23 de agosto, o X Seminário Temático Educação Infantil como Espaço Narrativo, nesta edição com o tema “Crianças e suas Vivências Espaciais na Educação Infantil: Relatos Brasil-França-Colômbia-Uruguai”. O evento é gratuito e aberto para estudantes, profissionais e pesquisadores da área.

O seminário funciona como uma disciplina aberta ao público do Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE), permitindo uma interface mais dinâmica e intensa com a comunidade. Nesta edição, em especial, a temática surge a partir de uma pesquisa que está sendo desenvolvida em parceria com instituições da França, Colômbia, Uruguai e Brasil.

“Essa pesquisa é um estudo transcultural que articula França e alguns países da América do Sul, e tem como foco a relação das crianças com o espaço, sobretudo o espaço externo das unidades de ensino”, explica a professora do PPGE Daniela Freire, envolvida na pesquisa.

“Um exemplo da importância desses espaços é na ampliação dos movimentos, da coordenação motora, da exploração e da atitude investigadora. Se eu tenho adultos que não valorizam as possibilidades que esse espaço aciona no desenvolvimento das crianças, eu vou ter uma rotina de educação infantil muito mais voltada para os espaços internos”, explica.

Durante o mês de agosto, os pesquisadores da UFMT e do exterior estarão em Várzea Grande para a fase de coleta de dados em duas escolas da rede municipal de ensino, uma da zona rural e outra da zona urbana. Aproveitando essa oportunidade, os mesmos farão parte do Seminário, compartilhando suas reflexões sobre o assunto e sobre parte das observações já realizadas.

A programação inclui as palestras “Vivências espaciais de crianças na Educação Infantil: Brasil e Colômbia”, no primeiro dia; “A experiência dos espaços exteriores de crianças na Educação Infantil” e “Espaço de brincar na escola (parque) Violeta Dória Lins”, no segundo dia; e Vivências espaciais e pertencimento cultural: Quilombolas e povos indígenas” no último dia.

Além da UFMT, a pesquisa envolve a Universidade Sorbonne Paris Nord, Universidade Federal de Juiz de Fora, West Attica University (Grécia), Universidade de O’Higgins (Chile), Universidad de Lima, Universidad de la República Uruguay, Conselho de Formación en Educación (uruguay) e Centro Regional de Formação de Profissionais da Infância (França).

Mais informações sobre o seminário na página do evento.

Fonte: ufmt

Anteriores Prefeitura implanta rede de iluminação pública em canteiro da avenida de acesso ao Alfredo de Castro
Próxima STJ: Guardar e compartilhar p0rnogr4fia infantil são crim3s distintos