Após a premiação de nível estadual no início de ano, a Secretaria Municipal de Saúde de Diamantino apresentou no XXVII Congresso do Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde (CONASEMS), dois projetos de sucesso na área da saúde pública: Implante Hormonal Contraceptivo e o projeto Olho Vivo. O evento, que contou com mais de 11 mil profissionais da saúde, aconteceu em Goiânia entre os dias 16 e 19 de julho.
Conforme dados do Conasems, Diamantino foi um dos municípios selecionados para apresentar as experiências exitosas em Goiânia, dentre os mais 3.334 projetos inscritos pelo Brasil.
Representando a saúde do município, estiveram presentes no evento a secretária municipal de Saúde, Marinêze Meira, a coordenadora da Atenção Básica em Diamantino, Bárbara Barroso e a enfermeira da ESF rural de Diamantino, Kelia Abreu.
A secretária de saúde comentou sobre a oportunidade de apresentar os trabalhos que estão sendo realizados em Diamantino para todo o país. “Para o congresso levamos duas das nossas experiências exitosas na área da saúde. Esse é um momento rico de qualificação profissional, uma imersão entre as regiões, visualizar as experiências exitosas de cada local. Um momento de troca de experiência.”
Apresentando a nível nacional, a coordenadora da Atenção Básica em Diamantino, Bárbara Barroso, comentou sobre a exposição do projeto com o título ‘Implante Hormonal Anticoncepcional na rede pública de saúde estratégia de planejamento familiar’.
“Apresentar um dos projetos do município no congresso nacional é extremamente relevante. Essas ações inovadoras como é o Implante Hormonal fazem uma diferença na vida da população. Representantes de outras regiões do nosso Brasil, como foi o caso do nordeste e do sul entraram em contato conosco para passarmos mais informações sobre o Implante Hormonal e com certeza eles irão replicar em suas regiões. Com o congresso levamos o nome de Diamantino, se tornando uma referência.”
A coordenadora da Atenção Básica explicou o que é o Implante Hormonal. “Esse é um projeto que aplica um método moderno, altamente eficaz e menos invasivo, sendo feito com um pequeno tubo de silicone colocado embaixo da pele no braço, possibilitando a prevenção da gravidez, além de possibilitar o fortalecimento do planejamento familiar. Essa aplicação libera hormônios gradativamente pelo prazo de três anos.”
Outro projeto apresentado no congresso foi o ‘Projeto Olho Vivo: Implementando ações de promoção e avaliação da visão de crianças e adolescentes’ pela enfermeira Kelia Abreu. A profissional destacou a experiência de ter participado e exposto aos participantes um projeto de Diamantino.
“Participar deste congresso e levar um dos nossos projetos foi incrível, poder compartilhar com pessoas das diversas regiões do nosso Brasil. Esse é um projeto que tem objetivo de identificar e acompanhar crianças de 4 a 15 anos que apresentam alterações na acuidade visual.”
Eleição da diretoria
Ainda no congresso foi realizada a eleição da nova diretoria do Conasems. No evento, a secretária Municipal de Saúde, Marinêze Meira, foi eleita pela Diretoria do Conasems para ser a Conselheira Fiscal da Região Centro-Oeste.
Ela comentou sobre o título e a importância de representar os municípios brasileiros no conselho nacional. “Agora eu participo representando os municípios brasileiros, com isso poderei participar mais ativamente das discussões nacionais, tendo condições de contribuir na política nacional de saúde e consequentemente o município de Diamantino acaba sendo conhecido.”
Fonte: diamantino.mt.gov.br