Nesta quarta-feira (7/9) as 21h30, no Maracanã, o Flamengo entra em campo para pegar o Vélez pelo jogo de volta da Libertadores. A partida de ida, disputada na Argentina, terminou com o triunfo carioca por 4 x 0, com três gols de Pedro e um de Everton Ribeiro.
Caso a iminente vaga na final, que será disputada no dia 29 de outubro em Guayaquil-EQU, se concretize, será a terceira decisão de Libertadores do Flamengo nos últimos quatros anos. O Rubro-negro é o primeiro campeão da competição continental no formato atual com a final sendo disputada em partida única e em campo neutro, que teve inicio em 2019 com a decisão de Lima, no Peru.
Vale destacar que o Flamengo segue invicto na edição atual, sendo 11 jogos, 10 vitórias e apenas um empate. Além disso, são 30 gols marcados contra sete sofridos. Pelo caminho, o clube carioca superou times como Talleres, Universidad Católica, Sporting Cristal, Tolima e Corinthians até chegar até o Vélez.
A boa campanha rubro-negra destacou ainda mais a qualidade de dois atletas em especial: Pedro e Arrascaeta, indicados ao prêmio de melhor jogador da competição em 2022. O atacante é o artilheiro isolado com 11 gols, já o meio-campista uruguaio soma dois gols e três assistências, sendo considerado por muitos o melhor jogador deste elenco.
As finais
A primeira é a memorável decisão de Lima contra o River Plate, considerado por muitos o maior momento da história do clube. A épica virada contra os argentinos, com dois gols de Gabigol quando a partida se aproximava do fim, trouxe a glória eterna de volta para a Gávea após 38 anos de espera.
Já em 2020 a expectativa para chegar novamente a decisão era grande pelo fato de ser no Maracanã, porém, o Rubro acabou sendo eliminado nas oitavas de final para o Racing, no mesmo Maracanã que iria presenciar o título do Palmeiras naquela edição.
Em 2021, a geração rubro-negra voltou ao ápice da competição garantindo a vaga para Montevidéu para enfrentar o Palmeiras na decisão. Naquele dia 29 de novembro de 2021, os flamenguistas amargaram o vice campeonato para os paulistas.
Vale lembrar que, caso carimbe vaga na final deste ano, disputada no Equador, será a quarta na história do clube que conquistou seu primeiro título em 1981 diante do Cobreloa.
A grande final será realizada no Estádio Monumental em Guayaquil. A competição será encerrada mais cedo devido à realização da Copa do Mundo do Catar, que será disputada a partir de novembro.