Fora de linha no Brasil, Toyota Etios deve ter produção encerrada em Sorocaba (SP)


O Toyota Etios não é mais vendido no Brasil desde 2021, mas seguiu sendo feito em Sorocaba (SP) para ser exportado para países vizinhos. Na Argentina existe até uma curiosa versão furgão que, até não muito tempo atrás era o carro mais barato à venda no país.

Mas por lá já começou o burburinho na imprensa local de que a produção no interior paulista será encerrada até o final deste ano para dar espaço ao Yaris Cross, SUV compacto com motorização híbrida que será feito na mesma linha no interior paulista. A informação é do Motor1 Argentina.

Procurada por Autoesporte, a Toyota do Brasil não se pronunciou até a última atualização desta reportagem.

De qualquer forma, o carro já não é mais oferecido na Colômbia e no Uruguai, localidades onde era vendido até pouco tempo atrás. Na Argentina e no Peru, o Etios segue entre as opções com suas carrocerias hatch e sedã, além da já citada furgão que se chama Aibo. Porém, segundo colegas da imprensa argentina, a oferta está sendo reduzida.

Em todas as versões, o modelo conta com motor 1.5 a gasolina de 103 cv com câmbio manual de seis marchas ou automático de quatro na versão mais cara. O Etios hatch custa 5,5 milhões de pesos, ou R$ 95,5 mil na conversão direta. O sedã parte de 7,83 milhões de pesos, ou R$ 135,9 mil.

Em nível de equipamento, os carros saem de fábrica com airbag duplo, freios ABS, e auxílio de partida em rampas. Como opcional, pode ter central multimídia com tela de 7 polegadas com ligação via cabo para Android Auto e Apple Carplay, além da câmera de ré.

Na Argentina, porém, segundo a imprensa local, o Etios já não aparecia como opção de compra no “plano de poupança”, modalidade muito comum no país vizinho. Quando isso acontece, há um indício de que a oferta tem sido reduzida aos poucos.

A saída de linha faz sentido já que a própria Toyota confirmou para Sorocaba a produção de um SUV híbrido flex, que terá volumes maiores de vendas. Também conta o tempo do Etios em linha. O compacto foi lançado em 2012 e sobreviveu sem grandes mudanças e não ganhou nova geração em nenhuma parte do mundo.

Quer ter acesso a conteúdos exclusivos da Autoesporte? É só clicar aqui para acessar a revista digital.

Fonte: direitonews

Anteriores Saúde mental e espiritualidade é tema de palestra no ICET
Próxima Servidores que ainda não abriram conta na Caixa devem fazer agendamento na Secretaria de Gestão de Pessoas