Citroën C3 Aircross indiano tem detalhes revelados e mostra diferenças para versão brasileira


O Citroën C3 Aircross é daqueles carros feitos especialmente para mercados emergentes. Nesse caso específico, Brasil e Índia dividem a paternidade do modelo. Mas os indianos estão em vantagem, já que por lá o SUV de até 7 lugares começou a ter detalhes técnicos revelados.

Autoesporte mostra nos próximos parágrafos o que já se sabe da versão indiana e quais as principais diferenças para a brasileira.

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Nesse aspecto, os indianos saem na frente. Assim como aconteceu com o hatch C3, o modelo será lançado primeiro na Ásia e só depois dará as caras no Brasil.

Segundo sites indianos, os preços serão divulgados em setembro, quando as vendas começam. As entregas estão previstas para o mês seguinte. No Brasil, o C3 Aircross deve ter mais detalhes revelados apenas no último trimestre, a partir de outubro.

Novamente, muitas diferenças entre Brasil e Índia. Por lá, o motor escolhido para o C3 Aircross é um 1.2 turbo de 110 cv e 19,3 kgfm de torque. Inicialmente, a única opção de câmbio será manual de seis marchas. Uma caixa automática deve ser apresentada depois. As informações são da revista Autocar indiana.

Por aqui, nessa faixa de preço, câmbio manual já não existe mais. Por isso o Aircross nacional será equipado com a transmissão automática CVT usada pela Fiat.

O motor também é diferente, mas bem conhecido dos brasileiros. É o mesmo 1.0 turbo de três cilindros e 130 cv e 20,4 kgfm de torque usado nos Fiat Pulse e Fastback. Vale lembrar que as duas fabricantes pertencem ao grupo Stellantis.

No futuro, é possível que o C3 Aircross possa ser equipado com um dos sistemas híbridos apresentados pela Stellantis recentemente.

Como a Citroën do Brasil sequer confirmou a motorização do novo C3 Aircross, não temos informações do consumo da versão nacional. Na Índia, porém, a fabricante francesa informou que o SUV roda 18,5 km/l.

É preciso considerar que o padrão Arai usado na Índia é bastante otimista, com medições considerando mudanças mais graduais de velocidade e com menos paradas e acelerações bruscas.

O C3 Aircross é mais um carro a ser construído sobre a plataforma modular CMP, a mesma do hatch e do Peugeot 208. Mas o entre-eixos será 13 cm maior que os 2,54 metros do C3, totalizando 2,67 m. A Citroën ainda não revelou outras dimensões do novo veículo, apenas divulgou que o porta-malas terá até 489 litros na versão de sete lugares.

Nesse aspecto, os dois carros serão praticamente iguais, com diferenças em detalhes como roda e paleta de cores. Internamente também, com opções de cinco ou sete lugares. O painel é digital e bem mais completo que o do C3. Já a central multimídia de 10,2 polegadas com Android Auto e Apple Carplay sem fio deve ser a mesma do hatch.

Na imagem divulgada pela Citroën do Brasil, é possível identificar que o Aircross terá controlador de velocidade, item indisponível no C3 hatch. Porém, o comandos dos vidros traseiros segue no console central, em posição pouco prática.

Aqui no Brasil o Aircross será fabricado em Porto Real (RJ) ao lado do C3. Em breve também ganhará a companhia de um outro SUV, mas cupê, que ainda não tem nome definido. O carro já está em teste na Índia, mas ainda circula com disfarces pesados.

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Fonte: direitonews

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