Somando à comemoração de seus 39 anos de existência, o Hospital Universitário Júlio Muller (HUJM), da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), inaugurou nesta terça-feira (1) o Centro de Ensino Baseado em Simulação (CEBS), representando um grande avanço no processos de ensino-aprendizagem e na formação/aperfeiçoamento de estudantes e profissionais da UFMT/HUJM.
De acordo com o reitor da UFMT, professor Evandro Soares, o CEBS traduz de forma prática a missão da Universidade e do HU de formar profissionais da melhor forma possível, visando atender a demanda da sociedade.
“Sempre defendi que o HUJM, como parte da nossa Universidade, tem a missão de ensinar e faz isso através do atendimento, da extensão. Para formar um profissional a UFMT precisa de ensino, pesquisa e extensão, como é feito aqui. Na extensão, compartilhamos com a comunidade o conhecimento que desenvolvemos e trazemos para dentro da Universidade os problemas que essa comunidade enfrenta, para estudarmos e, assim, formar o tipo de profissional que ela precisa”, destacou.
Neste sentido, a professora Maria de Fátima Ferreira, afirma que o CEBS trará a oportunidade de trabalhar o ensino de forma que haja mais controle das situações, mas sem ignorar a importância do contato humano. “Todo o aprendizado tem uma curva. No CEBS gente pode treinar esse início de curva em um ambiente controlado, de forma a não expor pacientes a riscos e, quando chegar ao paciente, permitir o foco em uma abordagem mais humana”, disse.
Para a Gerente de Ensino e Pesquisa do HUJM, professora Márcia Hueb, além de ser o único centro do tipo em um hospital universitário público de Mato Grosso, o CEBS também é o de maior qualidade do estado. “Melhorando em nossa capacidade de formar profissionais que vão prestar a assistência à saúde no futuro, estamos promovendo também uma melhor qualidade no atendimento desde agora”, completou.
CEBS
O CEBS possui dois quartos para simulações e seus respectivos centros de controle. Os quartos são equipados com simuladores – muitos deles bonecos imitando estruturas do corpo humano, em diferentes estágios da vida – que além de “modelos” para a prática, “respondem” aos estímulos do treinamento conforme os cenários combinados e controlados pela central.
Além disso, os quartos possuem câmeras e microfones para transmissão das simulações em tempo real para as salas de aula, permitindo o acompanhamento de cada trabalho por um número maior de pessoas.
Apesar do Centro ser novo, o trabalho com simulações no HUJM data de 2014, com a preparação para a Copa do Mundo de Futebol no Brasil, e a chegada dos primeiros simuladores ainda em 2018, como explicou o coordenador do Centro, o enfermeiro Emilio Carlos Alves dos Santos.
“O CEBS atenderá uma formação multidisciplinar, permitindo que alunos de diferentes áreas interajam em cenários simulados, com dinâmicas controladas por computador, visando não só o reforço dos conhecimentos da área da saúde, mas também o desenvolvimento de habilidades como capacidade de tomada de decisão, comunicação, liderança e interprofissionalidade”, disse.
Presente na inauguração do espaço, representando o presidente da Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh), a Diretora de Ensino, Pesquisa e Inovação Cristiana Carvalho de Santos Melo destacou a importância do CEBS como uma ferramenta de ensino voltada para a melhoria na qualidade do atendimento.
“O dia-a-dia do Hospital faz com que as necessidades da assistência sejam soberanas, mas ensino e atendimento são como irmãos siameses. Um puxando o outro. Preparando melhor nossos estudantes e profissionais para uma assistência de melhor qualidade”, afirmou.
Além disso, a Diretora enalteceu o trabalho em conjunto entre empresa, a universidade, o hospital e outros órgãos ligados à saúde, tanto no âmbito municipal quanto estadual, para a concretização do atendimento de qualidade.
Fonte: ufmt