No 1º semestre de 2023, durante o primeiro ano da 20ª Legislatura, nove suplentes de deputados assumiram vagas na Assembleia Legislativa de Mato Grosso. A maioria dos titulares saiu, por um período de 121 dias, para tratar de assuntos particulares. Um deles foi o presidente da Mesa Diretora, deputado Eduardo Botelho (União Brasil).
No lugar de Botelho, assumiu o então secretário de Estado de Saúde, Gilberto Figueiredo (União Brasil), mas o presidente já reassumiu o comando do Legislativo estadual.
No dia 6 de julho, antes do início do recesso parlamentar e administrativo, durante sessão ordinária em Plenário, dois deputados tiveram pedidos de licença de 121 dias aprovados pelos colegas de Parlamento. No lugar de Sebastião Rezende (União Brasil), a partir de 16 de julho, assumiu o suplente Xuxu Dal Molin (UB).
Outro parlamentar que pediu afastamento foi Dr. João (MDB). A sua vaga está sendo ocupada, temporariamente, pelo suplente Valter Miotto (MDB). Já o deputado Ondanir Bortolini – Nininho (PSD) – retornou ao exercício do mandato no dia 28/07, e o seu suplente, Reck Jr. (PSD), teve suas atividades parlamentares interrompidas no dia 27/07.
Além desses quatro suplentes, outros cinco já ocuparam a vaga dos titulares na Assembleia Legislativa. São eles: Alex Sandro (Republicanos), Damiani da TV (PSDB), Francis Maris (Cidadania), Roni Magnani (PSB) e Silvano Amaral (MDB).
Fonte: al.mt.gov