FOGO ZERO: Contras as queimadas, a favor da vida!


Queimar é crime 

Entre julho e outubro acontece o período proibitivo das queimadas no estado de Mato Grosso. Durante este período é considerado crime a prática de queimadas em áreas rurais, com pena de prisão e pagamento de multa. 
O fogo ainda é usado em áreas destinadas à agricultura e pecuária e, como nesta época do ano não chove no estado, há uma piora nas condições climáticas, o que favorece os incêndios sem controle, que ocasionam enormes prejuízos ambientais, econômicos e principalmente, problemas de saúde. No entanto, as queimadas encontram neste período os meses de menor índice de chuva, onde a vegetação seca facilita a propagação do fogo. 
Nas áreas rurais, utilizar fogos para limpeza e manejo é crime passível de seis meses a quatro anos de prisão, com multas que podem variar entre R$ 1 mil a R$ 7,5 mil (pastagem e agricultura) por hectare. 
Nas áreas urbanas o uso do fogo para limpeza é crime o ano inteiro.

Prejuízos

Para o setor público e privado: 
Aumento na demanda por atendimento médicos e gastos com saúde. 

Para os produtores:
Empobrecimento do solo e erosão. 

Para o meio ambiente:
Os incêndios e queimadas trazem danos incalculáveis, com perda de biodiversidade e a morte de milhares de animais.

Como Prevenir:

  • Jamais atear fogo em áreas de vegetação ou roçado/desmatada sem a devida autorização e supervisão do órgão ambiental; 
  • Para as propriedades rurais, manter sempre aceiradas e o grupo de vizinhos sempre atentos a qualquer surgimento de queimada; 
  • Na zona urbana, todo proprietário de terreno deve manter sua propriedade limpa, com pouca ou nenhuma vegetação; 
  • Não usar fogo como agente de limpeza, em quaisquer que seja o local ou para renovar a pastagem; 
  • Não queimar lixo, folhagens, galhadas e entulhos principalmente, se for próximo de áreas de vegetação (este tipo de material deve ser destinado para o local certo, e não queimado)
  • Não lançar “bituca” de cigarro pela janela do veículo quando trafegar por rodovias ou estradas vicinais, pois a vegetação seca pega fogo com muita facilidade, devido a baixa umidade do período de estiagem; 
  • Colete o mato que seria normalmente queimado em um saco plástico ou caixa de papelão e coloque na frente de sua residência para a prefeitura municipal recolher conforme escala de coleta no seu bairro. 
     

Fonte: diamantino.mt.gov.br

Anteriores Lula fala de mudanças climáticas com presidente dos Emirados Árabes
Próxima Duplas disputam título do Circuito Mato Grosso de Vôlei de Praia a partir de sexta-feira (28)