O jovem piloto da Haas, Mick Schumacher recebeu um voto de confiança dos ex-pilotos alemães de F1, Nico Rosberg e Ralf Schumacher, com seu futuro na categoria parecendo cada vez mais incerto.
Schumacher tem contrato com a equipe Haas até o final da temporada 2022, mas nada tem sido divulgado sobre possíveis negociações entre as duas partes para uma possível renovação. Pelo contrário, parece que a equipe americana está procurando outras alternativas para o lugar do alemão.
Em sua segunda temporada na Fórmula 1, Schumacher só foi realmente ‘testado’, este ano, quando o experiente Kevin Magnussen passou a ser seu companheiro de equipe, enquanto no ano passado ele era um novato ao lado de Nikita Mazepin, também estreante na categoria em 2021.
googletag.cmd.push(function() { googletag.display(‘dmp-v-par-1’); });
Schumacher passou o ano passado todo, e parte de 2022, sem marcar pontos, mas conseguiu fazer isso no GP da Inglaterra em julho, onde ficou com o P8 e em seguida no GP da Áustria, onde conseguiu o P6, mas desde então já passou quatro corridas sem terminar entre os dez primeiros.
Quando a ‘temporada de boatos’ da F1 começou este ano, o nome de Schumacher era frequentemente associado a uma variedade de equipes, mas à medida que o tempo foi passando, ele começou a ficar sem muitas opções.
O lugar na Alpine foi considerado como um destino potencial para ele em 2023, mas agora parece que será ocupado por Pierre Gasly. A fim de preencher o lugar na AlphaTauri que deve ser desocupado por Gasly, a Red Bull está trabalhando para obter pontos suficientes para o piloto da Indy, Colton Herta, para sua superlicença da FIA, então seria outra porta fechada para Schumacher.
googletag.cmd.push(function() { googletag.display(‘dmp-v-par-2’); });
As únicas duas opções viáveis aparentemente deixadas para Schumacher, são permanecer na Haas ou ir para a Williams, onde circulam rumores que a equipe quer substituir Nicholas Latifi.
No entanto, Rosberg ficou impressionado com o desenvolvimento do piloto da Haas e acredita que ele merece outro contrato.
“Sábado me deixou totalmente feliz”, disse o campeão de 2016 à Sky Sports alemã. “Mick agora está sob pressão e tem que entregar resultados, então ele fez uma qualificação sensacional (no GP da Holanda). Ele superou Magnussen, então terminar no top 10 é exatamente o que ele precisa.”
googletag.cmd.push(function() { googletag.display(‘dmp-v-par-3’); });
“A melhor chance que vejo é com a Haas e a Williams para o próximo ano. Ele merece continuar no grid da F1”, acrescentou Rosberg.
Essa é uma opinião compartilhada pelo tio de Schumacher, Ralf, que disse que seria uma ‘injustiça’ mudar o sistema de pontos de superlicença, para dar um lugar para Herta.
“A consequência lógica, é que especialmente os pilotos americanos não têm chance alguma porque não têm os pontos necessários”, disse o ex-piloto de 47 anos. “Se você jogar esse sistema fora, estará cometendo uma injustiça com aqueles que seguiram o caminho mais difícil. Você não pode fazer isso.”
googletag.cmd.push(function() { googletag.display(‘dmp-v-par-4’); });
“Então isso seria ‘gratuito’, e os rumores continuam de que Gasly quer realizar seu sonho francês. Então, um cockpit na AlphaTauri teoricamente estaria livre para Mick.”
“O papel mais infeliz, como sempre, é desempenhado por Guenther (Steiner, chefe da Haas). Ele sempre consegue desmotivar as pessoas e não valoriza o que tem na equipe, porque tem dois bons pilotos. Se eu fosse chefe da equipe, eu ficaria com os dois pilotos atuais”, finalizou.
Realmente a situação de Mick Schumacher não é das mais animadoras. Com a Haas aparentemente não querendo renovar seu contrato, a opção na AlphaTauri fechando, e a Williams provavelmente com uma vaga aberta, existe ainda a concorrência de outros pilotos, principalmente do experiente Daniel Ricciardo, que também está sem um lugar garantido na F1 para 2023.
googletag.cmd.push(function() { googletag.display(‘dmp-v-par-5’); });
googletag.cmd.push(function() { googletag.display(‘dmp-v-par-6’); });