As câmeras instaladas nos drones dos EUA que o Irã apreendeu, no mar Vermelho, no golfo Pérsico, estão desaparecidas, disse o porta-voz do Departamento de Defesa, Pat Ryder, nesta terça-feira (6).
“Posso confirmar que as câmeras estavam desaparecidas”, disse Ryder durante uma coletiva de imprensa, acrescentando que “as tecnologias não são classificadas [secretas]”.
O porta-voz do Departamento de Defesa também informou que ainda não é possível determinar se o Irã roubou as câmeras.
Na última sexta-feira (2), ocorreu o mais recente incidente marítimo envolvendo a nova frota de drones da Marinha dos EUA no Oriente Médio, quando a Marinha do Irã apreendeu dois veículos do tipo no mar Vermelho.
De acordo com informações da Farsnews, imagens do convés do destróier Jamaran, da Marinha iraniana, mostram marinheiros vestindo coletes salva-vidas e examinando dois drones Saildrone Explorers.
A mídia reportou que as forças iranianas encontraram “vários navios de espionagem não tripulados abandonados nas rotas marítimas internacionais”.
“Após dois avisos a um destróier americano para evitar possíveis incidentes, o Jamaran apreendeu os dois drones”, disse a imprensa iraniana, acrescentando que, “depois de garantir o transporte marítimo internacional, o esquadrão naval liberou as embarcações em uma área segura”.
O anúncio esclarece que as forças iranianas liberaram o drone americano “depois que ficou claro que os EUA cometeram um erro” e após advertir a Marinha dos EUA contra a repetição de tais comportamentos ilegais.