A Faculdade de Educação Física (FEF), da Universidade Federal de Mato Grosso (UFMT), Campus de Cuiabá, realiza inscreve para o projeto Correndo Com Ciência. A ação busca estimular a prática de exercícios físicos por meio da corrida, com um programa de treinamento de corrida supervisionado por profissionais especializados. Podem participar aqueles que tenham idade igual ou superior a 18 anos, e que apresentem atestado médico permitindo a prática de exercícios físicos.
O projeto é semestral, com previsão de início em 1º de agosto e término em dezembro. O investimento tem o valor de R$ 115,00, mensal, e não será cobrada do aluno nenhuma taxa de inscrição.
Ao todo são ofertadas 40 vagas, sendo divididas igualmente para os turnos matutino e vespertino. Para turma do matutino, as aulas acontecem sempre às terças e quintas, das 6h às 7h. Já no vespertino as aulas serão Segundas e quartas, das 18h15 às 19h15. Ambas as turmas terão treino adicional com supervisão à distância, e as aulas acontecem no Centro Olímpico de Treinamento (COT) e dependências da Faculdade de Educação Física da UFMT.
A coordenadora do projeto, professora Ana Paula Azevedo, explica que há forte interesse do público em Cuiabá por corrida, especialmente corrida de rua, e que o alto índice de lesões e a ausência de um projeto de alta qualidade na área motivaram a elaboração do projeto. “Nosso projeto está pautado na prática baseada em evidências científicas, e que minimize os riscos e maximize os benefícios da prática corrida”, destaca.
Programa de aula
Ainda sobre o planejamento de aulas, a coordenadora complementa que os treinos presenciais serão realizados na UFMT. “Já o 3º treino da semana será disponibilizado de maneira online aos participantes do programa para que o aluno realize o treino onde quiser.
Sobre a ideia, a docente explica que surgiu da participação em outro projeto semelhante em São Paulo. “O projeto “PETrotando”, da Universidade de São Paulo (USP) serviu como base para a implementação deste novo programa. Teremos também o envolvimento dos alunos de graduação da unidade”, ressaltou.
Fonte: ufmt