RESUMO DA REPORTAGEM
As vendas de carros elétricos registram alta de 11,6% no primeiro semestre de 2023 em comparação com 2022. Ao todo, 3.777 unidades foram emplacadas no período, segundo a Associação Brasileira do Veículo Elétrico (ABVE).
Com folga, a liderança ficou mais uma vez com o Volvo XC40, que emplacou 903 exemplares e parece ter caído na graça dos brasileiros. O modelo também foi o elétrico mais vendido de 2022. O trono, no entanto, pode estar ameaçado com a chegada do irmão menor EX30, que promete ser o SUV elétrico de entrada no mercado e deve custar cerca de R$ 230 mil.
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A vice-liderança fica com o novato BYD Yuan Plus, utilitário lançado no final do ano passado por R$ 269.990. O modelo se destaca por ter a melhor autonomia entre os elétricos que custam até R$ 300 mil, podendo rodar até 294 km no padrão do Inmetro. Nas vendas, o carro chinês emplacou 406 unidades no período, menos da metade do que o XC40 comercializou.
Com certa distância do Yuan Plus, o Volvo C40 ocupa a terceira posição, com 290 unidades licenciadas. Oferecido por a partir de R$ 429.950, o SUV cupê tem performance de carro esportivo, com dois motores, um em cada eixo, que entregam 413 cv e 67,3 kgfm. A autonomia, no entanto, não é das mais altas: 247 km no ciclo brasileiro.
Dos 10 elétricos mais vendidos, metade dos modelos são SUVs que estão longe de serem carros de entrada da categoria. Na 10ª posição, inclusive, há até um elétrico esportivo, o Porsche Taycan. Veja a seguir os mais emplacados no período:
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Fonte: direitonews